A Prefeitura de Santa Cruz pretende lançar, em fevereiro, o edital de concessão do estacionamento rotativo pago. Quem assumir o serviço vai ter que modernizar o sistema com uso de parquímetros. Entre as novidades previstas está a ampliação da área azul com a criação de mais mil vagas. Atualmente, são 1.493.
O governo também quer incrementar a fiscalização para reduzir a inadimplência. Vai ser criada uma tarifa de pós-uso. O condutor que estacionar sem pagar, recebe uma notificação para quitar o valor com acréscimo de 10 vezes em até 24 horas para regularizar a situação. Se não pagar, o motorista vai receber um auto de infração e vai ser multado em cerca de R$ 200,00, além de receber pontos na CNH.
LEIA MAIS: Santa Cruz vai licitar a gestão do estacionamento rotativo pago
Publicidade
Outra novidade é a implantação de uma área verde. Em pontos próximos de estabelecimentos como hospitais, clínicas de saúde e farmácias, o prazo de estacionamento vai ser de até 3 horas, contra duas na área azul. Também pode ser criado uma terceira cor com cobrança em locais próximos da área azul. “Estamos estudando uma terceira área, que seria uma área um pouco mais afastada do Centro, no entorno da região central, com o mesmo tempo de permanência, mas com tarifa mais baixa”, explica o secretário municipal de Segurança Mobilidade Urbana, Everton Oltramari.
O Executivo trabalha agora na conclusão de um decreto que vai estabelecer itens como horário de funcionamento, locais e tarifas. Ganha quem oferecer o maior percentual mensal para o município, sem alteração nos valores cobrados dos motoristas. A outorga pode ser direcionada para o fundo de transporte público, para o fundo de mobilidade urbana ou mesmo para investimentos na área da segurança pública.
LEIA MAIS: Mobilidade urbana: desafio para Santa Cruz do Sul
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!