Santa Cruz do Sul

Estudo para novo traçado da RSC-287 recebe autorização do Estado

O Governo do Estado autorizou a concessionária Rota de Santa Maria a realizar o estudo de viabilidade técnica e econômica da implantação de uma variante no trecho da RSC-287 conhecido como Curvas do Pinheiral, em Santa Cruz do Sul. A notícia foi anunciada pelo secretário de Parcerias e Concessões do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, em visita ao gabinete da prefeita Helena Hermany, nessa quinta-feira, 31.

O pleito para a incorporação de um novo desenho ao trecho entre os quilômetros 96 e 98 da rodovia foi entregue oficialmente por Helena ao governador Eduardo Leite no início de março deste ano. Com aproximadamente 1,1 mil metros, a variante avança pelo lado esquerdo da via original e contempla uma via marginal, com acesso à Travessa Dona Leopoldina, transferência do trecho primitivo da RSC-287 ao município e interligação da Linha Áustria com a Travessa Dona Leopoldina.

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Conforme a prefeita, a medida busca conectar regiões do município em franca expansão, mantendo a integração com outras comunidades locais, como a de Pinheiral e adjacências. A solução também apresenta um traçado mais linear, reduzindo curvas e o risco de acidentes. “Santa Cruz vem promovendo uma série de obras e melhorias para facilitar os deslocamentos diários de nossa comunidade, numa verdadeira transformação da mobilidade em nosso território. Fico muito feliz com a acolhida de nossa proposta, que agilizará o tráfego, preservará vidas e contribuirá para o desenvolvimento social e econômico da nossa região”, avaliou Helena.

Capeluppi destacou que a primeira avaliação dos técnicos da secretaria indicou a necessidade de intervenção no trecho, com impacto positivo na mobilidade, pela existência de diversas curvas. “Com o estudo de viabilidade em mãos, iremos identificar a melhor forma de fazer a alteração no projeto de duplicação”, afirmou.

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Entenda como seria

  • A elevada teria 1,1 quilômetro de extensão e começaria antes das curvas, no fim do trecho da rodovia que já está duplicado, passando sobre a Travessa Dona Leopoldina, que liga a RSC-287 à região de João Alves. Com isso, os motoristas que transitam na rodovia não precisariam mais utilizar o trecho sinuoso.
  • O plano é que, após a obra, a Prefeitura assuma a responsabilidade pelo trecho das curvas, que passaria a ser uma via apenas para veículos de menor porte. Com isso, também seria possível conectar a Travessa Dona Leopoldina e a Linha Áustria. A ligação é estratégica para viabilizar uma rota entre a Zona Norte e a Zona Sul, via Estrada Bruno Pritsch, que liga a Barão do Arroio Grande à estrada de João Alves. Caso o acordo com o Estado se confirme, a ideia é também pavimentar a estrada de Linha Áustria. Com isso, será possível trafegar entre o Arroio Grande e Linha Santa Cruz sem precisar cruzar o Centro ou a BR-471.

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Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

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