Categories: Geral

Estudo indicou necessidade de leiloar cavalos, afirma Brigada Militar

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul emitiu um comunicado na tarde desta terça-feira, 25, a respeito dos cavalos que serão leiloados em diversos batalhões do Estado. Em Santa Cruz do Sul,  os 11 cavalos que integram a corporação vão passar pelo processo. Os canis da Brigada Militar também podem ser fechados.

De acordo com o coronel Júlio César Rocha Lopes, chefe do Estado Maior da Brigada Militar, foram feitos estudos que indicaram a necessidade de melhorar o uso de cavalos e cães na corporação. A pesquisa considerou diversos aspectos técnicos, como características do lugar e orçamento. “Do ponto de vista técnico, verificou-se que era necessário padronizar a forma do emprego, a raça dos animais envolvidos para que o resultado fosse o mais efetivo possível”, afirmou, Lopes.

Júlio César frisa que a medida é de reestruturação, sem por em risco a segurança pública dos municípios afetados. “Pelo contrário, potencializará e aperfeiçoará o emprego dos recursos nas regiões do estado”.

Publicidade

Confira o comunicado na íntegra

A Brigada Militar, através de uma gestão moderna, calcada no planejamento estratégico, desenvolveu estudos que identificaram necessidade de otimizar a forma de utilização do emprego de equinos e de cães na corporação. Tal estudo levou em consideração diversos aspectos técnicos, dentre eles as características locais e orçamentárias. Do ponto de vista técnico verificou-se que era necessário padronizar a forma de emprego, a raça dos animais envolvidos para que o resultado fosse o mais efetivo possível.

Além dos aspectos técnicos, agregou-se a racionalização dos custos, a fim de verificar o que fosse indispensável de recursos materiais e humanos para manter e executar esse tipo específico de policiamento. A medida adotada, e que será implementada, é de reestruturação e, em nenhum momento, essa ação trará prejuízos para a segurança pública dessas localidades, pelo contrário, potencializará e aperfeiçoará o emprego dos recursos nas regiões do estado.

Publicidade

É preciso destacar que o emprego do policiamento montado e com cães ocorre de acordo com necessidades específicas. Em suma, o que a corporação coloca em prática é de basicamente proporcionar a prestação de policiamento ostensivo de forma mais dinâmica, eficaz, efetiva e eficiente na prevenção e combate à criminalidade, empregando seus recursos de maneira técnica, levando em consideração a qualidade na aplicação do que dispõe de melhor garantir a segurança da comunidade gaúcha.

Municípios

Além de Santa Cruz do Sul, os cavalos de outros batalhões da Brigada Militar também serão leiloados. Vacaria, Santiago, Cachoeira do Sul, Santo Ângelo, São Gabriel, Bagé, Pelotas e Rio Grande serão afetados.

Publicidade

Em um primeiro momento, os cavalos de Santa Cruz seriam transferidos para Santa Maria. Na semana passada, o tenente-coronel Valmir José dos Reis, responsável pelo Comando Regional de Policiamento Ostensito do Vale do Rio Pardo, ressaltou que os animais devem ser concentrados em um lugar especializado, como o 1º Regimento de Polícia Montada Coronel Pillar, em Santa Maria.

“Há uma estrutura adequada, com equipe técnica treinada, veterinário e transporte. É uma questão de gestão. Não é viável manter poucos animais em diversos municípios”, explica.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.