Uma saída de campo de estudantes da Escola de Educação Básica Educar-se, de Santa Cruz do Sul, ganhou visibilidade fora do Brasil. Após ter contato com uma matéria da Gazeta do Sul, que em agosto divulgou um trabalho que alunos do 1º ano do Ensino Médio desenvolviam através de uma visita ao Cemitério Municipal, o pesquisador italiano e doutor em Antropologia Michelangelo Giampaoli se interessou pelo projeto e entrou em contato com o grupo.
Sob a orientação dos professores Mateus Skolaude e Thayná Henn, o trabalho foi proposto na disciplina “Prática e ProduAção Científica”. A proposta era pesquisar a história de personagens que estão sepultados no maior cemitério de Santa Cruz, para que os jovens façam uma reconstrução histórica da vida dessas pessoas.
LEIA MAIS: Cemitério se torna espaço de aprendizagem em Santa Cruz
Publicidade
Na visita ao local, foram escolhidos os personagens pesquisados. Com o auxílio do acervo da Gazeta do Sul, disponível na biblioteca da Unisc, além de outras fontes, como entrevistas com familiares, os alunos colocaram em prática os conhecimentos passados em sala de aula.
O professor de História, Mateus Skolaude, explica que o trabalho ganhou uma nova perspectiva após a divulgação sobre a pesquisa no jornal. Um conhecido de Mateus que estava na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, acabou compartilhando a matéria a partir do Facebook do Portal Gaz.
LEIA TAMBÉM: Relembre a história dos primeiros cemitérios de Santa Cruz
Publicidade
A publicação chamou a atenção do pesquisador italiano. Michelangelo Giampaoli é antropólogo com doutorado internacional em Etnologia-Antropologia, pela Universidade de Perúgia (Itália) e Universidade Paris Nanterre, (França). Ele estudava inglês com o conhecido de Mateus, que intermediou o contato com o Brasil.
“Esse meu amigo foi para Chicago com a esposa, que fazia doutorado, e compartilhou o material da Gazeta com o pesquisador, que ficou muito feliz. Conseguimos articular uma fala via Google Meet para os nossos estudantes. Foi muito importante, uma abordagem bem ampla, com debates sobre memória e patrimônio público”, conta Mateus.
LEIA TAMBÉM: Cemitérios guardam as informações de um povo
Publicidade
Entre os nomes pesquisados pela turma do 1º ano do Ensino Médio da Educar-se estão diferentes personagens regionais. Os ex-prefeitos Armando Wink e Arno Frantz, o ex-reitor da Unisc Wilson Kniphoff da Cruz e o ex-presidente da Afubra Hainsi Gralow são alguns dos mais conhecidos. Mas figuras menos populares – mas não menos importantes -, como o do ex-combatente da Segunda Guerra Mundial Julio Machado da Silva e da rio-pardense Flora Dornelles, que por muitos anos atuou em ações sociais em Santa Cruz, também terão suas histórias revisitadas pela turma.
LEIA TAMBÉM: Cemitérios do interior de Pantano Grande guardam mistérios: quem era Luciano?
Os trabalhos, que retomam a trajetória de 16 personagens, serão apresentados em dezembro, ao final do ano letivo da Educar-se. Por meio do acervo da Gazeta do Sul, que pode ser consultado na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), os estudantes tiveram contato com registros como notas de falecimento e reportagens acerca das figuras pesquisadas.
Publicidade
A professora de Matemática, Thayná Henn, auxilia na parte de organização dos artigos científicos, e comenta que o contato com o jornal foi uma experiência gratificante para os participantes do trabalho sobre o cemitério. “Percebemos que houve bastante ansiedade, medo de não encontrar fontes ou coletar os dados com as famílias, mas isso foi passando assim que eles perceberam que nós estávamos dispostos para auxiliá-los. Quando eles acham as informações na Gazeta, voltam com alegria para a sala de aula para mostrar”, relata a professora.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.