Alexsandro de Souxa, o Alex, é tão santa-cruzense que jura que já morou em todos os bairros da cidade. Atualmente radicado em Florianópolis, o músico de Santa Cruz do Sul finalmente vive o sonho de se sustentar integralmente apenas com shows.
Das bandas de metal e punk até seu atual encontro com as brasilidades, a carreira de Souza é marcada pela variedade. Na infância, ele foi inspirado pela família para se apaixonar pela música, especialmente pelo samba. “A influência vem do meu pai e de um tio que mora em Canoas. Eu passava as férias na casa dele escutando ele tocar samba”, conta.
No entanto, o pai Elpídio de Souza, apesar de dar apoio e valorizar a produção artística do filho, sempre preferiu que ele não vivesse de música. “Ele me dizia ‘que isso seja apenas um hobbie’, e que mantivesse meu outro emprego.”
Publicidade
Depois de passagens por bandas de metal e punk e shows acompanhando o pai, que também é músico, Alex encontrou um novo projeto. De início, a Lusco Fusco era para ser só uma desculpa para reunir os amigos e fazer um som. “Eu só queria juntar a galera, no começo ia tocar só cavaquinho, não ia cantar, nem tocar violão”, explica. Desde 2011, o músico se divide entre as apresentações com a banda e as aparições solo.
Após uma viagem à capital catarinense para tocar com um amigo, há quatro anos, Alex cultivou o desejo de se mudar. Apesar do relativo sucesso na região, o artista queria mais, e feliz ou infelizmente, para alçar voos maiores precisava deixar sua terra natal para viver na ensolarada Floripa. O plano exigiu planejamento. Largou sua sociedade numa empresa de comunicação visual, comprou um carro e partiu com a namorada, que comprou a ideia e o apoiou na empreitada.
Publicidade
Mesmo estando no estado vizinho há um ano, o cantor arruma sempre um tempo para visitar a família e os amigos na região. Só não retorna durante a temporada de praias, período de mais oportunidades de trabalho no litoral. A recepção por lá foi boa. “É bem favorável, de maneira geral o pessoal adora quem toca violão. Eu adoro chegar num lugar e fazer um som. Eu adoro ser o cara que traz a música, traz a alegria.”
Em um desses retornos meteóricos à região, com vários shows marcados para o mesmo final de semana, Alex encontra a equipe para a gravação do Estúdio Gaz. Nem o encontro no sábado de manhã pós-show tira o sorriso do rosto do cara. Na Praça Siegfried Heuser ele apresenta uma versão da canção “Deus é Brasileiro”, groove e samba-rock de letra genial, e acompanhado por metais tanto na versão da banda, quanto, surpreendentemente, na versão solo. Ouça:
Publicidade
Sobre o Estúdio Gaz
Iniciativa tem como objetivo propiciar um espaço de visibilidade para os músicos da região, mostrando suas composições autorais em vídeos intimistas. Gostaria de participar ou enviar uma sugestão? Escreva um e-mail para paola.severo@gaz.com.br.
Publicidade
This website uses cookies.