Neste domingo, 28, serão realizadas as provas derradeiras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os alunos testarão os conhecimentos em Matemática e Ciências da Natureza. O momento é de traçar estratégias e conseguir todos os mecanismos para auxiliar no resultado final. “É uma estratégia de batalha”, enfatiza o diretor da Totem/GDE, Waldy Lau Filho. Ele reforça que a indicação é praticar exercícios ainda neste sábado, 27, e revisar provas de outras edições para conhecer a forma como são apresentados os problemas. Mas tudo isso deve ser feito de forma branda, sem que represente exaustão. “O aluno deve se preocupar em dormir bem, cuidar da alimentação e tentar chegar de forma relaxada”, afirma.
Além disso, ele alerta que quando começarem as provas, é importante que seja dada preferência para a disciplina com a qual tem mais afinidade. “Começa pela matéria em que se sente mais à vontade, depois a que tem mais dificuldade”, orienta. Avisa ainda que as questões devem ser feitas com ou sem predileção. Então, é preciso ficar atento ao tempo decorrido.
LEIA MAIS: Tema da redação desafia candidatos no Enem 2021
Publicidade
Uma opção para quem quiser aproveitar a noite de sábado para fazer uma revisão é assistir aos vídeos disponibilizados no site http://aqueceenem.unisc.br/, projeto realizado em parceria entre a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Totem/GDE Vestibulares e 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE). “São vídeos curtos, direcionados e que podem auxiliar muito”, descreve.
Entre os milhões de brasileiros que buscam vagas em universidades, por meio das notas do Enem, está William Meurer Moutinho, 18 anos. Em relação às provas do último domingo, 21, ele diz ter encontrado maior dificuldade na redação. “Estava com expectativa muito grande de que fosse algo relacionado à pandemia. Estudei bastante sobre isso. Quando chegou a hora, fiquei desesperado com o tema”, recorda. O tamanho dos enunciados também acabou gerando cansaço entre os alunos. “Estou com uma expectativa bem grande para a segunda fase, por ser das exatas”, acrescenta. Segundo Moutinho, deve repetir, neste domingo, o ritual da semana anterior, quando levou 1,5 litro de água, chocolate e biscoito. “A comida serviu para tirar o nervosismo”, brinca o jovem, que trabalha como vendedor.
LEIA MAIS: Entenda quais são os critérios utilizados na correção das provas do Enem
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.