Categories: Regional

Estudantes vão manter ocupação de escolas do Rio Grande do Sul

Os envolvidos com o movimento de tomada de escolas da rede estadual fizeram assembleia de emergência nessa sexta-feira à tarde, em Porto Alegre, para discutir a segunda proposta de desocupação feita pelo governo, na última quinta-feira. E decidiram que não irão deixar os educandários no prazo dado – 48 horas. Pelo contrário, fizeram chamamento a todos os colegas secundaristas para ocuparem mais colégios. 

Na segunda proposta do governo, que é uma resposta à contraproposta feita pelos alunos na sessão de mediação ocorrida quarta-feira, no Tribunal de Justiça, além de ter sido  fixado novo prazo de 48 horas para desocupação, foi afirmado que as negociações ficam encerradas enquanto os prédios não forem liberados. O novo prazo expira na tarde deste sábado.

A diretora de comunicação da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), Fabíola Loguercio, diz que o governo se recusa a negociar, enquanto os estudantes estão abertos ao diálogo porque desejam o melhor para os colégios. Na assembleia, foi elaborada uma nova resposta à nova proposta da administração estadual. E os participantes do movimento decidiram promover, segunda-feira, o dia D das ocupações. 

Publicidade

Representantes dos alunos nessa sexta também pediram continuidade do diálogo mediado pelo Judiciário. A juíza Geneci Ribeiro de Campos concordou em reunir-se com eles nesta segunda-feira. Só após este encontro, ela decidirá se será dada continuidade ao processo de conciliação.

Coordenadora adjunta da 6ª CRE mostra documento com prazos

Publicidade

Foto: Bruno Pedry

Polivalente também permanece ocupada

Alunos da Willy Carlos Fröhlich (Polivalente) que participam da ocupação, fizeram assembleia no início da noite dessa sexta-feira e também decidiram não desocupar o educandário. Eles já haviam recebido a segunda proposta do governo estadual para liberação dos estabelecimentos de ensino. A coordenadora adjunta da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Janaína Venzon, entregou o documento às jovens Danna Karnopp e Letícia Machado, que fazem parte do grupo de ocupantes do colégio.

Publicidade

LEIA MAIS NA EDIÇÃO 
DA GAZETA DO SUL

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.