Os 23 alunos da professora Estela Schuster, no 5º ano da Escola Harmonia, Bairro Dona Carlota, foram desafiados a dizer como querem a Santa Cruz do Sul no futuro. A ideia inicial era que fosse elaborada uma carta, a partir das constatações dos estudantes, em sala de aula. Eles foram além. Empolgados com a possibilidade de se expressar, também criaram um livro com desenhos e cada um escreveu recados, que foram colocados em uma cápsula do tempo a ser aberta em 2032. A intenção é que fique na Prefeitura e que o gestor, daqui a uma década, abra para conhecer as expectativas das crianças de 2022.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz do Sul completa 144 anos com projeções de crescimento
O trabalho, conta a professora, começou com o estudo sobre o Hino do Município. “A letra trata sobre a chegada dos imigrantes alemães, então fizemos uma reflexão sobre a importância dessas pessoas e das outras etnias, que vieram depois”, explica. A partir do debate, dividiram o quadro em três partes. Na primeira foi apontado o que consideram importante na sociedade; na segunda, como entendem que está, atualmente; e na terceira, como gostariam que ficasse.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Prefeita de Santa Cruz inaugura ampliação e melhorias na Escola Dom Pedro II
Foram elencados temas sociais como a relevância de ter bom atendimento na saúde, educação de qualidade, cuidado com os idosos, reforço das atrações turísticas, manutenção do meio ambiente, alimentação saudável, oportunidade de trabalho e moradia para todos. “Achei muito importante termos a oportunidade de mostrar para a prefeita o que as crianças pensam”, diz a jovem Júlia Joseane Reis Werner, 11 anos.
Na carta, os alunos relataram como chegaram à conclusão do que é importante para a sociedade. Também reforçaram o significado do trabalho dos alemães, que colonizaram o município, além de destacar questões pontuais. “Todos concordamos que a educação deve ser valorizada e acessível, pois através do conhecimento surgem novas oportunidades para progredir”, apontaram.
Publicidade
Focaram temas que podem fazer a diferença no futuro. “Quando falamos em respeito e justiça devemos pensar nos cuidados que temos com nossos idosos, animais, pessoas com deficiências, nas diferenças de gênero e opções sexuais. Lembramos que temos que cuidar do nosso meio ambiente, evitando sempre a poluição e o desperdício de alimentos e água para que não falte aos nossos filhos e netos.”
Querida prefeita, Helena Hermany!
Como vai a senhora? Esperamos que bem!
Publicidade
“Escrevemos esta carta, porque como prefeita é nossa representante. Sabemos que o aniversário de Santa Cruz do Sul será na próxima semana, dia 28. Para comemorar esta data importante, queremos deixar uma mensagem que iremos lembrar para sempre.
Hoje, somos crianças e alunos do quinto ano na Escola Harmonia. Estamos pensando como queremos que seja nossa cidade no futuro. Futuro no qual nós seremos os adultos.
Durante a aula, refletimos sobre diversos aspectos que fazem parte das nossas vidas, como direitos e deveres de cidadãos responsáveis.
Ouvimos o hino de nosso município, que conta o início da nossa história, construída por imigrantes alemães. Eles vieram para cá quando não havia nada, além de terras e matas. Foram pessoas de muita vontade, que trabalharam muito. Aos poucos, foram chegando outras etnias e, hoje, o povo daqui tem diversas origens. Somos gratos aos que iniciaram e aos que continuaram construindo essa linda história.
Conversamos sobre os valores que aprendemos em casa e que achamos importantes para uma cidade crescer!
Publicidade
Todos concordamos que a educação deve ser valorizada e acessível, pois através do conhecimento surgem novas oportunidades para progredir.
Acreditamos que a saúde das pessoas deve ser cuidada para que tenham força e ânimo de trabalhar em busca de suas conquistas. Precisamos, sempre, de médicos, exames, remédios.
O respeito ao direito do próximo é um ponto muito importante para que tenhamos uma cidade justa, segura e desenvolvida. Para que isso aconteça, devemos cumprir nossas obrigações, estudar, trabalhar e contar com os serviços sociais. Quando falamos em respeito e justiça devemos pensar nos cuidados que temos com nossos idosos, animais, pessoas com deficiências, nas diferenças de gênero e opções sexuais.
Lembramos que temos que cuidar do nosso meio ambiente, evitando sempre a poluição e o desperdício de alimentos e água para que não falte aos nossos filhos e netos.
Publicidade
Além de tudo isso, queremos sempre preservar nossa cultura e tradições, destacar e cuidar dos nossos pontos turísticos, que mostram para o mundo inteiro o quanto é linda a nossa terra e como é bom fazermos parte de tudo aqui.
Esta é a Santa Cruz que amamos. Assim queremos apresentá-la aos nosso filhos!
Contamos com a senhora, Dona Helena!
Pensamos em deixar nosso presente em forma de uma cápsula do tempo. Gostaríamos que a senhora nos ajudasse a fazer chegar esta mensagem até as crianças do futuro para que elas possam conhecer a cidade como desejamos!
Agradecemos a sua atenção e deixamos um convite para que venha nos visitar quando puder!
Um forte abraço dos alunos e professora da turma 51″.
Alice Bataiolli Vargas, Bárbara Nicole de Bittencourt, Bruno Felipe dos Santos Gomes, Bryan da Silva Danetti, Gabriel Lucas Saiba, Isabelli Luiza Batista, Júlia Joseane Reis Werner, Juliano Yago Lopes dos Santos, Lailyane Tavares da Rosa, Marcelly Marques da Silva das Chagas, Mariane Vyctória da Rosa da Silva, Mauricio Nunes dos Santos, Maythe Gabriely Santos da Silva, Michele Y Castro da Silveira, Murilo Behling Batista, Nathalia Beatriz Cardoso, Nayani Vitória de Souza Robert, Ramon Hyago Santos de Oliveira, Renan Augusto Pacheco Alves dos Santos, Saymon Baierle Pedroso, Saymon Rodrigues de Almeida, Tályson Guilherme de Andrades, Thiago Gabriel Nogueira Borges e Estela Schuster.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.