Educação

Estudantes mostram habilidade com a robótica em campeonato municipal

As habilidades e o conhecimento dos estudantes santa-cruzenses foram colocados à prova na etapa municipal do Campeonato de Robótica Verde é Vida, programa de educação da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). As disputas ocorreram no Seminário São João Batista, em Linha Santa Cruz, com a participação de 27 equipes nessa sexta-feira, 6.

Os grupos completaram cinco missões no tapete de robótica que simula uma pequena propriedade rural sustentável da agricultura familiar. Os robôs foram programados para transportar, por exemplo, a lixeira com resíduos sólidos até a lixeira comunitária. Outra tarefa consistia em pegar sementes de árvores nativas e levá-las até a casa da propriedade.

LEIA TAMBÉM: Estudantes encaram a fase final de gincana sobre a imigração alemã neste sábado

Publicidade

Cada objetivo era avaliado pelo júri, resultando em pontuação. Além de cumprir os trabalhos, o tempo para conclusão também foi observado. As melhores equipes vão para a etapa regional, que ocorrerá na Expoagro Afubra 2025, de 25 a 28 de março, com a presença de mais instituições de ensino. O resultado será divulgado na próxima semana.

Entre os grupos estava o Techminds, formado por alunos do Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja). O trio composto por Pablo Natan Rodrigues da Silveira, de 16 anos, Mayquel Ramos Moraes, 17, e Maicon Robson Schmidt Júnior, 15, estava animado. Eles começaram a praticar este ano e já conquistaram a competição municipal, que ocorreu em agosto.

LEIA TAMBÉM: Governo autoriza concurso público para 192 vagas na Polícia Federal; veja quais

Publicidade

Para Pablo, a robótica mudou sua vida. As dificuldades de aprendizado foram superadas, segundo ele, por meio da atividade, estimulado pelos colegas e pela professora de informática Jaqueline Grunewald Schaefer. “Antes eu não queria saber de nada, não ia para aula. Agora tudo fez sentido. Me incentivou a estudar e participar, aprender mais. Meu objetivo agora é ganhar mais medalhas para a escola”, afirmou.

Para a vida

Na avaliação de Jaqueline, é notável o desenvolvimento dos alunos, que queriam participar e competir. A robótica, segundo ela, traz benefícios em todas as áreas, contribuindo na organização dos pensamentos, criação de estratégias e resolução de problemas. Entende que o campeonato promovido pela Afubra é fundamental para estimular a disciplina, que deveria ser implementada em todas as escolas do município. “Todo mundo ganha”, defendeu.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz conquista Selo Ouro na Alfabetização

Publicidade

O coordenador pedagógico do projeto, professor José Leon Macedo Fernandes, salientou o compromisso de estimular o desenvolvimento sustentável. “A robótica torna-se um instrumento para isso, e conseguimos, por meio da ludicidade e da tecnologia, mostrar que as propriedades rurais podem produzir e serem sustentáveis.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Julian Kober

É jornalista de geral e atua na profissão há dez anos. Possui bacharel em jornalismo (Unisinos) e trabalhou em grupos de comunicação de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Share
Published by
Julian Kober

This website uses cookies.