Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Glória, de Sinimbu, participaram de uma atividade que une arte, tecnologia e sustentabilidade. Trata-se da Oficina Solar do Cinesolar, cinema itinerante movido a energia solar. No encontro online, os 20 alunos da turma C do 7º ano aprenderam acerca dos elementos básicos cinematográficos, desde a produção de roteiro, enquadramento e fotografia até técnicas de animação. Os ensinamentos foram utilizados para produção de filmes criados a partir de problemáticas relacionadas às questões ambientais.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: alunos aprendem sobre história de Santa Cruz construindo maquetes de pontos turísticos
“Tratamos o tema da sustentabilidade e das energias renováveis de forma mais aprofundada, instigando as crianças e os jovens a fazerem uma reflexão sobre a sua comunidade, a partir das discussões locais e tendo como referência as grandes soluções globais”, explica o coordenador pedagógico do CineSolar, Raphael Alario. A atividade também estimulou os professores a utilizarem as técnicas em aula.
Publicidade
A turma foi dividida em quatro equipes e cada uma produziu um vídeo. Além de tablets e celulares, os estudantes usaram a criatividade para contar as histórias. “Eles ficaram empolgados com os desafios propostos, ainda mais utilizando as tecnologias e aplicativos”, frisou a professora de Informática, Leonara Valsi Pereira dos Santos, que auxiliou no projeto.
Os curtas serão exibidos no próximo dia 8, no Grêmio Esportivo de Sinimbu, junto com a animação Sing – Quem Canta Seus Males Espanta. A entrada é gratuita para toda a comunidade, que também receberá pipoca. A exibição será feita com o uso do furgão do CineSolar. Adaptado com placas fotovoltaicas no teto, o veículo carrega toda a estrutura de um cinema, incluindo o equipamento de som, projeção e tela, além de 120 cadeiras e banquetas.
LEIA TAMBÉM: Jovem pesquisador da Unisc recebe prêmio estadual
Publicidade
Saiba mais
Criado há dez anos, o CineSolar já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo País. Sinimbu não será a única cidade gaúcha a receber o projeto. Campo Bom, Arroio do Tigre, Herveiras, Candelária e Júlio de Castilhos terão sessões neste mês.
A sétima edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da RGE, empresa do Grupo CPFL Energia, e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Sinimbu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo. É realizada pela Brazucah Produções e governo federal.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙