Alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de duas escolas de Vale do Sol (São João Batista e Felipe dos Santos) vão participar de um curso de técnicas agrícolas e gestão rural ministrado por meio do programa global Alcançando a Redução do Trabalho Infantil Pelo Suporte à Educação (Arise), da JTI. As atividades serão realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São João Batista.
Para marcar o início da formação, na última terça-feira houve aula inaugural com os alunos, respectivos familiares, professores, autoridades e membros da Secretaria Municipal de Educação, Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Escola Família Agrícola (Efasol) e Sicredi, além de representantes do Arise e da JTI. O evento ocorreu na escola São João Batista, em Linha Formosa, onde as aulas serão ministradas.
LEIA TAMBÉM: Produção e luta: jovens querem incentivo para ficar no campo
Publicidade
Durante a solenidade, os participantes acompanharam a apresentação da grade do curso e entenderam um pouco mais sua importância para a construção de um futuro melhor aos jovens do campo e no combate ao trabalho infantil. Segundo Marinês Kittel, supervisora de Projetos Sociais da JTI, o curso possibilitará a permanência do jovem mais tempo na escola, enquanto ele tem acesso a conteúdos voltados à agricultura, meio ambiente e gestão rural e desenvolve habilidades sociais.
“O curso engloba cerca de 15 temas relacionados à agricultura, entre eles Educação Ambiental, Compostagem, Agroecologia, Apicultura e Piscicultura. certamente, possibilitarão um novo olhar sobre o meio rural e sobre a agricultura. É uma oportunidade para os jovens, pois há um grande êxodo do meio rural em busca do urbano. Muitas vezes, isso acontece porque não damos as oportunidades para que eles conheçam as inúmeras possibilidades para permanecer no campo”, salientou Marinês.
Esta será a primeira vez que o curso é realizado com jovens moradores de Vale do Sol. Totalizando 100 horas, as aulas ocorrerão de maio a novembro, nas terças à tarde, no contraturno escolar.
Publicidade
No dia 26 deste mês, a Rede de Proteção da Criança e Adolescente de Vale do Sol contará com uma capacitação promovida pelo Arise. É a continuidade de uma ação que começou em 2022 e consiste em estruturar, integrar e estabelecer um fluxo de trabalho claro, para que os integrantes da Rede tenham a ciência da sua responsabilidade e comprometimento com a proteção de crianças e adolescentes.
O programa também realiza, desde o ano passado, atividades direcionadas às mulheres rurais, focadas no empoderamento e na geração de renda. São parceiros dessa iniciativa a Emater e a Secretaria de Assistência do município.
LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.