Santa Cruz do Sul

Estudantes e professores trocam experiências em evento sobre cooperativismo

Com o objetivo de promover um encontro para a troca de ideias e experiências entre 19 cooperativas escolares, foi realizado nessa sexta-feira, 26, o 1º ConectaCoopEs entre os estudantes associados às instituições. O objetivo do Programa Cooperativas Escolares da Fundação Sicredi é ampliar as oportunidades de aprendizado, protagonismo e comunicação de crianças e adolescentes por meio dos princípios e valores do cooperativismo. 

LEIA TAMBÉM: ConectaCoopEs reúne cooperativas escolares da região no Parque da Oktoberfest

A programação, realizada no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, levou cerca de 800 participantes ao Centro de Eventos, entre egressos e estudantes. Para o coordenador de Programas Sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, Marco Antônio da Rocha, de 54 anos, é um momento para se debater assuntos importantes para o futuro. “Esses alunos puderam acompanhar em nove estações temas diferentes voltados ao cooperativismo. Assim, ideias observadas nessa exposição podem ser levadas para dentro das cooperativas em que eles participam, nas escolas.”

Publicidade

O ponto alto da programação foi a Missão de Intercooperação. Os integrantes das cooperativas escolares foram divididos em grupos, por temáticas, acompanhados pelo Movimento de Oportunidades, Vivências e Experiências (Move) e profissionais convidados que têm relação com os temas: agronegócio, criatividade, comunicação, inovação, empreendedorismo, inteligência artificial, liderança, carreira e educação ambiental.

LEIA TAMBÉM: Formação inicial de cooperativas escolares reúne educadores de três estados

Uma das estações foi ministrada pela gestora de projetos de educação empreendedora do Sebrae, Bruna Costa da Silva, 34 anos. “Conversamos sobre empreendedorismo e inovação na escola; uma forma de dizer para eles que os projetos realizados dentro do ambiente escolar podem ganhar desafios maiores, como no Sebrae”, afirmou. O espaço voltado ao cooperativismo também ofereceu, por meio do Senac, interatividade com jogos de inteligência artificial.

Publicidade

O 1º ConectaCoopEs reuniu estudantes do 6º ano ao 9º ano e do Ensino Médio. Neste ano, mais sete grupos devem fazer parte do programa. Quem estava atenta às explicações do Sebrae foi a aluna Ana Carolina Tati Machado, de 10 anos. Ela estuda na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor José Wilke, em Santa Cruz do Sul. “Foi uma experiência muito legal. Eu faço parte da cooperativa Arte Ativa, e vamos criar jogos pedagógicos.”

Para a estudante Ana Machado, foi uma experiência muito legal
Marco Antônio da Rocha: temas importantes foram debatidos

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.