A Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul, foi o espaço escolhido pela Faculdade Dom Alberto para aliar teoria e prática. Na noite dessa quinta-feira, 60 estudantes dos cursos de graduação e técnico na área de enfermagem participaram da 1ª Simulação de Primeiros Socorros para a Comunidade. Para dar mais realismo às cenas, o Corpo de Bombeiros e duas ambulâncias participaram da atividade.
Foram apresentadas três cenas com cerca de 20 minutos de duração cada. Uma de acidente automobilístico, com suspeita de lesão cervical; outra de ferimento com arma branca; e a última, uma síncope com parada cardiorrespiratória. Tudo foi conduzido com orientação da coordenadora dos cursos, Juciane Furlan Inchauspe, e das professoras Micheli Borghetti e Carolina Silva.
Para o simulado, os estudantes se prepararam ao longo de dois meses, em especial nas disciplinas Urgência e Emergência, da graduação, e Clínica, do técnico. De acordo com Juciane, a escolha pela praça ocorreu pela logística e também pelo fácil acesso à comunidade. “Isso é muito importante para esclarecermos de que forma os primeiros socorros podem salvar vidas. Em junho do ano que vem será a próxima.”
Publicidade
Neste sábado haverá ação social
A onda de solidariedade que toma conta do colégio e da faculdade Dom Alberto ao longo do ano deve atrair a comunidade neste sábado, em Santa Cruz. Das 12 às 16 horas, na Praça Getúlio Vargas, as instituições promovem a 3a Ação Social Dom Alberto – Compartilhe a felicidade. Ao longo da tarde haverá arrecadação de alimentos, brinquedos e produtos de higiene e limpeza. O volume será doado para os moradores do Loteamento Beckenkamp, no Bairro Santa Vitória, na próxima semana.
Para incentivar a ação, ao longo deste mês os funcionários participaram de uma gincana com o intuito de arrecadar alguns itens. Além dos pontos de coleta, serão realizadas várias atividades, como apresentações musicais, contação de histórias, pinturas artísticas infantis, oficina, distribuição de brindes, aula de dança e outras atrações.
Publicidade