Os estudantes do módulo de “Estágio em Saúde Pública” do Curso de Farmácia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizam, durante o mês de maio, ações de conscientização para o uso racional de medicamentos. As atividades são nas unidades de saúde ESF Glória Imigrante, ESF Viver Bem, ESF Cristal Harmonia e CRAS Beatriz.
Dentre as ações, estão atividades educativas com a comunidade sobre o uso racional de medicamentos: uso do medicamento correto, na dose correta, no período de tratamento recomendado, para o paciente certo e o descarte correto dos medicamentos. Ainda, armazenamento, horários para utilizá-lo, entre outros.
LEIA MAIS: Saiba o que fazer com os medicamentos sem uso ou com prazo de validade vencido
Publicidade
Também, alertar a comunidade para não usar medicamentos indicados por outras pessoas (amigos, vizinhos e parentes), mesmo que elas digam que tiveram os mesmos sintomas ou sinais. Doenças diferentes podem ter sintomas ou sinais parecidos ou até iguais, e usar um medicamento inadequado poderá prejudicar ainda mais a saúde.
Os riscos do uso incorreto de medicamentos pode piorar a doença, mascarar os sintomas, provocar reações alérgicas, causar dependência e até levar à morte. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 35% dos medicamentos no Brasil são adquiridos através de automedicação, 27% das intoxicações no país são decorrentes do uso incorreto de medicamentos, 16% dos casos de morte por intoxicação são causados por medicamentos mal utilizados, 50% de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou usados inadequadamente, 15% a 20% do orçamento dos hospitais são usados para resolver complicações do mau uso de remédios.
LEIA MAIS: Inverno requer cuidados com a pele e cabelos
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.