“Eu vou dançar, fandango de galpão. Coisa melhor que tem pra alegrar o coração…”. Foi só o gaiteiro Lucas Teixeira começar a cantoria para que os olhinhos brilhassem ainda mais. Pilchados, com vestidos de prenda e bombachas, os pequenos estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Luz, de Vera Cruz, foram convidados a participar de um gaitaço na manhã dessa sexta-feira, 15.
Para isso, eles tiveram como missão confeccionar as próprias gaitas, utilizando material reciclável. No saguão da escola, aliás, os instrumentos criados revelavam um show de criatividade, fruto do envolvimento das famílias.
LEIA TAMBÉM: Vera Cruz abriu nesta quinta-feira os festejos farroupilhas; veja programação
Publicidade
A pequena Giovana Schmidt Iser, de 5 anos, por exemplo, contou com o auxílio da irmã, dez anos mais velha. “Ela usou fita, papel, cola quente e brilho. Eu achei muito bonito.” Apesar de não conseguir escutar o som, a partir do abre e fecha, a melodia podia ser ouvida no encanto e na emoção.
Quando o cantor passou a ser dançarino, então, já não era mais possível ficar parado na plateia. Diante das demonstrações de chula, as crianças manifestaram todo o seu entusiasmo, dançando em conjunto. Ali, professores e direção puderam sentir que o principal objetivo da ação estava consolidado: o interesse pela cultura gaúcha havia sido semeado.
Diante de diferentes modelos de chimarrão expostos no local, a professora Zoraia Pereira celebrava a iniciativa. Com vasta bagagem no tradicionalismo, a educadora procurou desenvolver atividades pedagógicas, com o envolvimento dos colegas, para compartilhar esse conhecimento. “Precisamos valorizar o que é nosso.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Família pede ajuda para encontrar adolescente que desapareceu em Vera Cruz
No galpão da Raio de Luz também há espaço para a solidariedade. A vice-diretora Daniele Stoeckel lembra que, na Emei, há a gamela solidária. O propósito é arrecadar kits de higiene para auxiliar os atingidas pela enchente no Vale do Taquari. “Por meio dessa ação, nós também queremos estreitar a parceria entre escola e família.”
Na instituição, as atividades da Semana Farroupilha tiveram início na quinta-feira, com ronda campeira. Na sexta-feira à tarde, houve contação de histórias e mateada. Nesta segunda, ocorrerão apresentações artísticas e exposição de brinquedos folclóricos. A programação culmina na terça, com visita ao CTG Candeeiro da Amizade.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.