ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Estudantes de Ensino Médio participam de oficinas de Biotecnologia

Buscando oportunizar aos estudantes o contato com diferentes áreas da biotecnologia, a Univates, por meio do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), realiza, até esta sexta-feira, diversas oficinas para estudantes de Ensino Médio. Ao todo, onze escolas de nove municípios participam das atividades. As oficinas ocorrem durante os três turnos e são compostas por atividades teóricas e práticas em diferentes áreas do conhecimento.

Extração e visualização do DNA, identificação morfológica do câncer, infertilidade masculina, microrganismos na saúde e na doença, biotransformação de resíduos orgânicos, produção de alimentos a partir do leite, antioxidantes na prevenção de doenças, pH do solo e controle biológico de pragas em plantações são alguns dos temas abordados durante a semana de atividades.

Publicidade

Guilherme Limberguer é estudantes do 3° ano do Ensino Médio no Colégio Martin Luther e participa pela primeira vez das oficinas. “São muito importante essas atividades. Aqui a gente aplica o que vê na teoria na sala de aula”, explica. Já a colega Luana Schwade complementa. “É uma oportunidade de ter um dia diferente, com experiências novas”. 

Publicidade

Conforme a professora Elisete de Freitas, serão cerca de 320 estudantes envolvidos em 14 oficinas diferentes. “Os temas das oficinas são determinados de acordo com os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no Programa de Pós-Doutorado. A gente busca de alguma forma repassar esse conteúdo pesquisado para os estudantes do Ensino Médio e assim aproximá-los da biotecnologia”, explica.

O cronograma completo e os locais das atividades podem ser conferidos no site www.univates.br/agenda.

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta