Regional

Estudantes da rede municipal debatem soluções para o futuro na Praça Monumento ao Imigrante

Apresentado à comunidade de Sinimbu no último sábado, 17, o Projeto Futuro na Escola, uma iniciativa organizada pela Casa 21, apoiada pela Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu, envolveu três escolas de Ensino Fundamental da rede municipal. Estudantes das escolas das localidades de Pinhal – EMEF Nossa senhora de Fátima; de Linha Almeida – EMEF Guararapes; e de Sinimbu – EMEF Nossa Senhora da Glória; levaram discussões relevantes sobre o futuro à Praça, no centro da cidade.

Na ocasião, das 14 horas às 16 horas, dezenas de estudantes e professores apresentaram à comunidade o resultado de um laboratório que, durante os meses de agosto e novembro, provocou reflexões sobre pautas como o mundo verde, sustentabilidade, visões de futuro e imaginação pessoal da vida para os próximos 20 anos.

LEIA TAMBÉM: Monte Alverne inaugura primeira Feira Rural do distrito

Publicidade

Denominada “O Futuro na Escola”, a iniciativa segue as premissas de alfabetização da Unesco, comunidade da qual Jaqueline Weigel, futurista da Casa 21 e colunista do Portal Gaz, faz parte. “Alfabetizar para o futuro significa inserir o futuro na pauta do presente, ativar a imaginação e a construção de futuros colaborativos. E a Escola é um dos espaços adequados para estimular os estudantes a pensarem sobre essa conjuntura”, disse.

Com base em problemas regionais, os estudantes foram provocados a buscar soluções criativas. O resultado disso foi exposto no último sábado. “Além da alfabetização tradicional, é preciso complementar os assuntos para que os alunos sejam amplamente preparados para o mundo do Século 21, e para que a escola recupere seu papel relevante perante a sociedade”, disse Jaqueline.

LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz recebe R$ 1,4 milhão em ações de eficiência energética

Publicidade

Os embaixadores do futuro tem como um dos resultados do projeto uma iniciativa denominada Lixo no Lixo. A iniciativa consiste em formas educativas, híbridas, físicas e online, de educar a população sobre a importância do descarte correto do lixo, da separação, da coleta e do encaminhamento correto de resíduos.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.