ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Estudantes da Emef José Bonifácio apresentam projeto sobre a barragem de Vera Cruz

Alunos e professores apresentaram os trabalhos do projeto que estavam em exposição | Foto: Lavignea Witt

No dia em que completou 65 anos, a Escola Municipal José Bonifácio, de Linha Andréas, no interior de Vera Cruz, realizou um evento alusivo a uma ação em andamento desde março. Na manhã dessa quinta-feira, 11, alunos, professores, funcionários, autoridades e comunidade se reuniram para prestigiar a apresentação final do Projeto Barragem Dona Josefa.

A diretora da instituição, Neusa Meert, explicou que todos os anos a escola elege uma temática a ser trabalhada. Em 2024, a barragem, que ainda está sendo construída, foi escolhida como objeto para estudo. “Muitos moradores não sabem o que é uma barragem ou o que ela representa, então decidimos explorar esse tema”, justificou.

Publicidade

LEIA MAIS: Construção da Barragem Dona Josefa começa a sair do papel

Publicidade

Após estudos junto à Prefeitura de Vera Cruz e parceiros do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), os alunos dos Anos Iniciais e do 6º até o 9º ano começaram a produzir um folder, maquetes e banners relacionados ao tema. Os materiais foram expostos no evento dessa quinta. Neusa explicou que os alunos visitaram o local da barragem e fizeram suas considerações.

Além dos trabalhos expostos, foi entregue ao público um folder com curiosidades sobre o projeto e informações a respeito da barragem. O material informativo foi produzido por dois alunos do 7º ano. A diretora também falou sobre a questão ambiental. “Tínhamos preocupação com o desmatamento em razão da construção, mas descobrimos uma área de sete hectares comprada em Linha Floresta que servirá de compensação ambiental”, informou Neusa.

Publicidade

LEIA MAIS: Chuvas provocam atraso na construção de barragem em Vera Cruz

Publicidade

Segundo a Prefeitura de Vera Cruz, a barragem do município encontra-se na fase de construção do barramento. No entanto, o trabalho está parado desde o fim de abril em razão da chuva. Ainda não há previsão de recomeço.

65 anos de conquistas 

Em um momento de nostalgia e emoção, a comunidade escolar homenageou a instituição pelos seus 65 anos. Por meio de vídeos, alunos, professores e egressos deixaram mensagens. Os estudantes também apresentaram uma paródia da música Só Uma Canção, da Banda Barbarella, com letra em referência à instituição de ensino.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Unisc reúne prefeitos da região e oferece apoio para reconstrução

Publicidade

Neusa afirmou que estar à frente da escola é prazeroso. “Não tem um dia que eu acorde e não queira vir pra cá. Eu amo a energia dos alunos.” Segundo ela, um dos propósitos do educandário, que hoje conta com 158 alunos, é incentivar a permanência do jovem no interior. “Ele pode investir aqui, qualificar suas propriedades ou trabalhar com turismo.” 

Presente ao evento, a secretária de Educação de Vera Cruz, Micheli Rech, parabenizou a escola pelo aniversário e o projeto. O prefeito Gilson Becker também acompanhou a celebração. 

Diretora fez a apresentação do evento comemorativo | Foto: Lavignea Witt
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

© 2021 Gazeta