Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CENTRO SERRA

Estudantes contam processo de produção para nova edição da Mostra de Vídeos

Foto: Nathana Redin/Gazeta da Serra

Em 2023 terá continuidade o evento que já se consagrou parte do calendário anual da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti, de Sobradinho, a Mostra de Vídeos. Idealizada em 2013 pelo professor de Língua Inglesa, Nelton Turcatto, o evento busca incentivar os estudantes a trabalharem temáticas de relevância social, transformando-as em projetos audiovisuais. Neste ano também está integrada à iniciativa Cure o Mundo – “Seja a sua melhor versão”.

Cada aluno e cada turma têm uma visão distinta desse evento, com formas únicas de apresentar seus respectivos temas e conscientizar o público, gerando ideias e abordagens diferentes a cada ano em que o projeto se realiza. Por meio de muito esforço e dedicação, ao longo de aproximadamente 60 dias, cada equipe produz um curta-metragem abordando uma temática de relevância social. Ao fim do prazo, os curtas são apresentados à comunidade escolar e avaliados por uma comissão julgadora. A premiação vai além de medalhas ou troféus, e o percurso para realização desta atividade é o grande prêmio, uma vez que o aprendizado e as experiências vivenciadas costumam marcar suas trajetórias. Foi exatamente sobre isso que os alunos relataram em sua visita à redação do Jornal Gazeta da Serra.

LEIA TAMBÉM: Cure o Mundo: um projeto que vai além da sala de aula

Publicidade

Seguindo o exemplo do ano anterior, neste ano são os jovens das turmas de 1º ano que produzirão os curtas. Durante os anos anteriores à pandemia, eram os estudantes do 2º ano do Ensino Médio que participavam desse projeto. A mais nova adição do evento é o prêmio de Melhor Ator/Atriz, que incentiva os alunos a expor ainda mais suas habilidades de atuação.

Conforme o professor, os alunos aprendem a trabalhar em grupo, pois a organização social é feita desta forma, seja em família, no trabalho, com os amigos, na faculdade. “A produção de vídeos vem para confrontar os alunos com a necessidade de trabalho em equipe, cooperação, superação, criatividade, para lá na frente terem sucesso”, pontua. 

LEIA TAMBÉM: 1ª Semana da Literatura Infantil instiga a imaginação e incentiva a leitura

Publicidade

As turmas seguem um regulamento da Mostra, no qual constam por exemplo algumas determinações, como a duração do vídeo, a necessidade de uma canção trilha, data de entrega, premiação e a obrigatoriedade dos atores principais serem os próprios estudantes, podendo contar ainda com participação de pessoas da comunidade como figurantes. Para a produção, os alunos podem utilizar telefone e câmeras, equipamentos e programas de edição e, claro, deixar a imaginação fluir. Além dos vídeos, os alunos também devem realizar uma breve apresentação do filme, destacando as características únicas de seu projeto.

Alunos e professor em visita à redação do jornal Gazeta da Serra

De acordo com Nelton, antes dos temas serem disponibilizados, os alunos já estavam sendo preparados para a produção cerca de um mês antes do start inicial ao projeto. “Estávamos motivando, apresentando os projetos de outros anos, com relatos das experiências de alunos que participaram em edições anteriores”, sendo então após entregues os temas e iniciada a produção dos vídeos.

LEIA TAMBÉM: Tradição da Mostra de Vídeos é retomada na Escola Copetti

Publicidade

A culminância do projeto, que envolve os estudantes ao longo de pouco mais de dois meses, ocorrerá no dia 23 de agosto, quando a Mostra se concretizará através da apresentação dos vídeos e avaliação, além de outras atrações. As produções audiovisuais também serão disponibilizadas no canal da Escola Copetti no YouTube.

Toda a escola envolve-se com o projeto, assim como a 6ª Coordenadoria Regional de Educação é apoiadora da iniciativa. “É algo congruente com os novos rumos da educação”, destaca Nelton.

Alunos falam sobre os temas dos vídeos deste ano

Turma 101 – Escolhas da Vida (baseado no clipe “You’re everything’’ by Lifehouse)

Publicidade

“A gente escolheu dois atores para simbolizar as escolhas boas e as ruins. Nós ainda não temos muitas coisas prontas, e já estamos enfrentando alguns desafios, mas eu acredito que com a união da turma esse projeto deve fluir. A gente já tem o roteiro de duas cenas, que já estamos gravando, e estamos também trabalhando no restante dele” – Mariah Vitoria Cides, que esteve acompanhada na visita pelo colega Pablo Nunes Zanela

Turma 102 – Resiliência – O Despertar do Gigante (baseado na vida de Steve Jobs)

“O professor Nelton nos deu uma reportagem como base para o vídeo, porém nos deu liberdade de desenvolver mais sobre a vida dele, então nossa ideia é que o vídeo englobe desde a ideia da empresa até ele como CEO da Apple. Já iniciamos nossas gravações” – Martin José Dalmolin, que esteve acompanhado na visita pelo colega Kauã Laureano Machado

Publicidade

Turma 103 – O Poder da Amizade (baseado na letra da canção “I will come to you by Hanson”)

“No início a gente não tinha muita certeza, mas o processo de criação do roteiro foi muito divertido e uniu a turma, cada um se encaixou em uma parte do processo, já que não basta só os personagens, precisa de alguém pra filmar, alguém pra editar, então todos conseguiram participar” – Manuella Zuchetto

“O roteiro estava quase pronto, e uma das nossas colegas teve uma ideia que encaixou perfeitamente, a gente teve que mudar algumas coisas, mas com certeza essa alteração deixou a história melhor, e isso é um exemplo de como a cooperação é importante nesse trabalho” – Arthur Capelari

Turma 104 – Bullying/Famílias desestruturadas (inspirada no mistério Quem matou Mary Hazard?)

“É uma história baseada na música Hazard, do artista Richard Marx. Essa história aborda o bullying e as famílias desestruturadas, e acaba por ser uma história de mistério, pois ninguém sabe quem cometeu o crime, e é nossa tarefa botar um ponto final nessa história. Quanto a turma, todo mundo se encaixou bem em algo, alguns fazendo maquiagens, outros a edição, gravação, vestuário” – Pedro Scotta Sebastiany

“Todos se esforçaram bastante nesse projeto, tanto que já temos um roteiro pronto, só vamos fazer algumas pequenas alterações e improvisos, que deixam as cenas mais interessantes. Nós temos uma turma que se esforça muito e esperamos entregar um trabalho legal, que transmita essa mensagem de como o bullying e as famílias desestruturadas podem afetar as pessoas” – Claudini da Cruz de Oliveira

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.