Composteira instalada na Emef Christiano Smidt inspirou jovens a adotarem sistemas semelhantes na propriedade de suas famílias
Quando Clara Lauschner, de 15 anos, foi convidada para conhecer uma propriedade modelo de diversificação rural, viajou com os colegas de aula sem grandes expectativas. Deduziu que a visita não agregaria muito em sua vida no interior de Santa Cruz do Sul, no distrito de Rio Pardinho. Mas, de forma surpreendente, voltou da viagem com a cabeça cheia de ideias para pôr em prática. “Como temos uma área perto da escola, fizemos uma pesquisa do solo, preparamos o terreno e plantamos mudas de bergamotas, porque assim conseguiríamos mais lucro em um pequeno espaço”, contou.
Essa foi a proposta do projeto Diversidade Rural, realizado pela Secretaria Municipal de Educação durante o ano letivo. Coordenada pelo assessor de Projetos, Andrei Barboza, e pelo técnico agrícola e biólogo Eduardo Soares, a ação tinha como objetivo levar alunos de oito escolas do interior para conhecerem uma propriedade com diversificação, e apresentar um projeto de fácil execução nos colégios.
LEIA TAMBÉM: Computação passa a ser disciplina obrigatória nas escolas; entenda
Publicidade
Cerca de 160 alunos aderiram à proposta. Nessa sexta-feira, 14, na Escola Municipal Rio Branco, em Linha Saraiva, houve a apresentação dos projetos executados. Por meio de fotos, os estudantes mostraram que aprenderam a lição. Um exemplo disso é o de Kellin Yasmin Monteiro, de 13 anos. Aluna da Emef Felipe Becker, ela escolheu a apicultura. “Escolhemos a produção de mel, porque é uma fonte de renda de fácil manejo”, afirmou Kellin.
O secretário de Educação, Wagner Machado, prestigiou o encontro. “Projetos fantásticos foram desenvolvidos aqui. Isso sim é educação, que foge daquele método contínuo e engessado. Com certeza, esse projeto contribui com a educação para tornar a vida de nossos alunos ainda melhor, para que tenha diversidade e qualidade de vida no campo”, declarou. O secretário municipal de Agricultura, Hardi Lucio Panke, também participou da atividade.
LEIA TAMBÉM: Unisc divulga escolas selecionadas que terão atuação de estudantes de licenciatura
Publicidade
O técnico agrícola e biólogo da secretaria, Eduardo Soares, avaliou a importância da iniciativa. “Esse projeto enriqueceu muito o conhecimento dos estudantes através da pesquisa e das vivências práticas. Ao mesmo tempo, essas ações são essenciais para fomentar ideias e apresentar alternativas aos jovens do campo”, salientou.
Além das Emefs Felipe Becker e Christiano Smidt, participaram da iniciativa as escolas Rio Branco, Cardeal Leme, Félix Hoppe, Emanuel, Vidal de Negreiros e Guilherme Simonis.
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
This website uses cookies.