Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Jovens Embaixadores

Estudante do IFSul é selecionada para intercâmbio nos EUA

Isadora percorreu um caminho longo até a seleção

Concorrendo com mais de 6 mil inscritos de todo o Brasil, Isadora Martins, estudante do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires, foi uma das 50 lideranças estudantis selecionadas para participar do programa Jovens Embaixadores. A iniciativa consiste na realização de um intercâmbio nos Estados Unidos com tudo pago. A experiência cultural, viabilizada pela Embaixada dos EUA no Brasil, busca contemplar estudantes de escolas públicas brasileiras que sejam exemplos em suas comunidades.

Com previsão de embarque para o início de julho, Isadora, que cursa o quarto ano do curso técnico integrado em Refrigeração e Climatização, passará três semanas no país. A programação começa em Washington, onde ocorrerão oficinas sobre liderança e empreendedorismo, visitas a escolas e projetos de empreendedorismo social, e reuniões com representantes do governo norte-americano. Depois, em outras cidades, também serão realizadas atividades relacionadas ao tema do programa, como apresentações sobre o Brasil realizadas pelos selecionados.

Ao final do programa, Isadora e os demais participantes deverão apresentar um esboço do projeto de empreendedorismo e impacto social que será implementado em suas comunidades quando voltarem ao Brasil.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Saiba como estão os estudantes vencedores do Palco do Saber

Experiências no instituto foram diferencial

Até a seleção, Isadora percorreu um caminho longo. Foram muitas as etapas, como o envio de uma extensa lista de documentos, provas e entrevistas em inglês. A cada fase, o componente emocional também falava alto. “Este ano era minha última chance, pois eu já estava com a idade limite de participação (18 anos) e também estava me encaminhando para o último ano do Ensino Médio, o que também é um requisito. Era agora ou nunca”, conta.

E em uma seleção tão extensa e complexa, as experiências e conhecimentos construídos no IFSul foram determinantes para o resultado. “Ajudou em absolutamente tudo”, destaca Isadora. Ela ressalta sua gratidão a todos os professores e demais servidores que auxiliaram ao longo da seleção e também pela formação que vem tendo ao longo de quatro anos no instituto.

Publicidade

“Graças aos projetos de pesquisa e extensão dos quais faço parte, consegui desenvolver diversas capacidades que foram essenciais para minha aprovação no programa. O perfil que eles buscam é de jovens proativos e engajados em causas sociais e participativos na suas comunidades”, conta a jovem. Além disso, Isadora diz que foi graças aos conhecimentos de escrita acadêmica que conseguiu escrever bons textos de apresentação sobre ela e sobre seu projeto, convencendo a banca avaliadora quanto à pertinência da sua candidatura.

LEIA TAMBÉM: Programa Conte Comigo forma facilitadores entre os profissionais da educação

De olho na formação

Na preparação para a viagem, as expectativas de Isadora estão a mil. “Acredito que tudo o que vou viver serão experiências únicas”, comemora a estudante. Segundo ela, a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes lugares e realidades, vivenciar a cultura de outro país e desenvolver uma série de habilidades sociais são algumas das principais motivações para a experiência.

Publicidade

Segundo ela, além do aprimoramento do inglês, a participação no programa deverá contribuir muito para sua formação acadêmica e profissional. “Essa experiência vai me ajudar a conhecer outras formas de fazer as coisas, de observar o mundo e me conectar com outros tipos de cultura. Vou fazer muito networking, trabalhar melhor em equipe e saber viver em um outro ambiente, desenvolvendo a resiliência e a solução de problemas.”

LEIA MAIS: Dupla da Gaspar Bartholomay é a campeã do Palco do Saber

Saiba mais

Criado em 2002, o Jovens Embaixadores é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos. Destina-se a alunos brasileiros do Ensino Médio da rede pública que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

Publicidade

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.