ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Estudante do Colégio Mauá domina tabuleiro e conquista dois títulos nacionais

Maria Eduarda Tischler Lema Garcia foi para o alto do pódio

Com apenas oito anos, a enxadrista e estudante do Colégio Mauá, Maria Eduarda Tischler Lema Garcia, deu xeque-mate nos seus adversários e se consagrou campeã de duas categorias de xadrez do Festival Nacional da Criança (Fenac) e Festival Nacional da Juventude & Juvenil (Fenaj). A menina conquistou o primeiro lugar do Campeonato Brasileiro Rápido sub-10 Feminino e do Campeonato Brasileiro Clássico sub-10 Feminino. As competições ocorreram de 3 a 7 de maio em Natal no Rio Grande do Norte.

A estudante, que treina xadrez desde os quatro anos, deixou os adversários e o público impressionados com a habilidade em dominar o tabuleiro com confiança e precisão. Para a enxadrista, o sucesso no campeonato é consequência do seu amor ao jogo e compromisso em aprimorar as habilidades. “Eu gosto de jogar xadrez porque é divertido e eu posso desafiar minha mente. Sempre tento aprender com meus erros e melhorar para me tornar uma jogadora melhor”, comenta.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Publicidade

Os pais de Maria, Eduardo Vandré e Tiana Tischler, acompanharam a filha nas competições e destacaram o orgulho em ver as habilidades da menina. Eles acrescentam que se dedicar ao esporte é uma escolha de Maria e que mesmo com as competições, ela não deixa de lado as vivências da infância e compromissos da escola. Recentemente, a estudante também se destacou no mundial de xadrez na Grécia ficando em 24°, além de ser campeã das Américas no Paraguai.

Durante as competições da Fenac e Fenaj, o Colégio Mauá se destacou com mais dois enxadristas. O estudante do 1º ano do Ensino Médio, Alexandre Kraether Genehr, 15 anos, conquistou na modalidade sub-16 o 8° lugar (Blitz), 11° lugar (Rápido), e 13° lugar (Clássico). Já o aluno do 8º ano do Ensino Fundamental, Bernardo Frantz Levermann, de 13 anos, concorreu na modalidade sub-14 levando o 15° lugar (Blitz), 5° lugar (Rápido) e o vice-campeonato no clássico.

Publicidade

LEIA MAIS: Maria Eduarda Tischler é campeã do Sul-Americano de xadrez

Publicidade

Fruto da dedicação

O treinador da enxadrista, André Diamant, destaca que o talento de Maria é um exemplo inspirador de que a idade não é uma barreira para o sucesso. “Com dedicação e trabalho duro, qualquer pessoa pode alcançar seus objetivos. Sua história é uma inspiração para todos aqueles que buscam seguir seus sonhos e alcançar grandeza”, comenta.

O técnico de xadrez do Colégio Mauá, Flávio Henrique Schedler, reitera a experiência enriquecedora proporcionada pelo esporte. “Ter resistência para participar de um torneio pesado deste porte traz um crescimento pessoal grandioso.”, salienta. Já o diretor do educandário, Nestor Raschen, destacou a alegria em ver os alunos conquistando títulos. “Estamos felizes com a dedicação e o empenho dos nossos enxadristas. O Colégio Mauá está fazendo história no xadrez de nossa cidade e Estado. Os únicos troféus de campeão no Brasileiro de xadrez são do Mauá”, comemora.

Publicidade

LEIA MAIS: Alunos do Colégio Mauá são campeões brasileiros de xadrez

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta