A estudante Bianca Lara, de 18 anos, da Escola Estadual de Ensino Médio Vera Cruz, foi destaque na região ao obter nota 940 na redação na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aluna do terceiro ano do Ensino Médio em 2022, ela diz que a pontuação foi obtida por meio de muito treinamento da escrita, mas também atribui a nota à leitura de assuntos diversos e também ao conhecimento agregado de outras disciplinas da grade curricular.
Bianca conta que durante o terceiro ano os alunos são alertados e cobrados sobre a importância da redação do Enem, de modo que os professores também atuam para orientar e aprimorar o desempenho. “Além da preparação na escola, sempre estudei modelos anteriores de nota mil, aliado com a leitura de livros que ajudaram com a grafia correta das palavras e extensão do vocabulário”, conta. Segundo ela, também foi fundamental estar atenta ao noticiário nacional para ficar informada sobre possíveis temas.
LEIA TAMBÉM: Saiba como o Enem é corrigido e como usar suas notas
Publicidade
Por falar em tema, o escolhido foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. De acordo com a estudante, a proposta surpreendeu. “Na semana anterior à prova foi muito comentado que a escolha seria essa. Então conversei com alguns professores e eles disseram que era muito difícil a problemática ser essa”, revela. “Ainda assim, fiquei feliz de ser um tema muito atual e sobre o qual por muitas vezes assistimos e debatemos a respeito.”
Ao comentar sobre as dicas que daria para outros concorrentes, Bianca afirma que a melhor orientação é treinar, escrever redações sobre assuntos diversos. “Como em qualquer atividade, a prática leva à perfeição.” Ela salienta ainda a importância da leitura e a atenção às diversas outras disciplinas. “Qualquer conhecimento é aliado na hora de escrever.” Para o futuro, ela pretende cursar graduação em Publicidade e Propaganda devido à afinidade com a área da Comunicação Social.
LEIA TAMBÉM: Enem 2022 recebe mais de 3,3 milhões de inscrições
Publicidade
Professora diz que resultado é reconhecimento
Responsável pelas aulas de Língua Portuguesa na EEEM Vera Cruz, a professora Daniela Torres é docente há 16 anos e diz que o resultado obtido por Bianca e outros estudantes cujas notas foram superiores a 800 pontos é um grande reconhecimento pelo trabalho realizado em sala de aula. “Só 19 alunos em todo o Brasil tiraram nota máxima. Eu fiquei muito feliz quando ela me mandou a mensagem falando sobre o resultado”, comemora. Daniela diz que a turma tinha vários alunos dedicados, de maneira que havia a expectativa por um bom desempenho, mas de qualquer forma foi surpreendente.
LEIA MAIS: Novo Enem terá questões subjetivas e provas voltadas a áreas escolhidas pelos estudantes
A profissional observa que nas escolas estaduais, diferentemente das escolas particulares, não há disciplina ou horário específico para a redação, de modo que é necessário dedicar alguns períodos semanais de Língua Portuguesa. “Não é necessariamente escrever uma redação, mas trazer textos que foram nota mil para a turma analisar e entender quais estratégias aquela pessoa utilizou e quais foram os argumentos. Procuro mostrar bons exemplos.” Os alunos, por fim, eram desafiados a escrever uma redação por semana e, posteriormente, uma delas era sorteada para análise junto com a turma.
Publicidade
Daniela afirma que não acredita em uma fórmula ou modelo para ter um bom desempenho na redação do Enem. Para ela, é necessário ter um vocabulário amplo, capacidade de interpretação da proposta, boa argumentação e conhecimento sobre assuntos variados. “É uma disciplina como qualquer outra e que precisa ser estudada. O texto tem uma série de características que precisam ser seguidas para obter uma boa nota.” Além de tudo isso, ressalta que a prática é insubstituível para a excelência.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade