A estudante Emilly Ramos Wendt, de 11 anos, está com viagem marcada para São Paulo no próximo mês. Ela irá concorrer na final da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, na categoria memórias. Após todas as etapas da competição, iniciada no começo do ano letivo, a aluna do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Affonso Pedro Rabuske, de Linha Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, foi selecionada na etapa da semifinal, realizada de 28 a 30 de outubro, também na capital paulista.
Conforme a professora de Língua Portuguesa Patrícia Ramos Figueiró, que acompanha a jovem escritora, o texto que concorre na final tem o título Como num conto de fadas. “Esse resultado representa o mérito pelo trabalho realizado com dedicação. Chegar até uma final concorrendo com milhares de textos já é um reconhecimento e tanto”, comentou. Até a classificação, a caminhada de preparação da estudante foi intensa: teve muita leitura sobre o gênero e prática escrita para aperfeiçoar o texto.
“Nunca imaginei chegar a uma final tão disputada. Parece um sonho”, disse Emilly, que narrou em suas memórias a vida de sua avó materna. A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o Brasil. Iniciativa do Ministério da Educação e Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, é parte das ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.
Publicidade
Saiba mais
A etapa final da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro ocorrerá nos dias 8 e 9 de dezembro, em São Paulo, integrando 178 finalistas de cinco gêneros: poesia, memórias, crônicas, artigo de opinião e documentário. Serão premiados os quatro primeiros colocados de cada gênero, totalizando 28 alunos vencedores e seus professores. As semifinais, que começaram em outubro, seguem até o dia 19 de novembro. Até o momento, apenas a estudante Emilly Ramos Wendt garantiu vaga na final entre os participantes da região.
No gênero memórias, só duas concorrentes do Estado permanecem na competição: a aluna da Escola Professor Affonso Pedro Rabuske e uma estudante de Farroupilha. Os textos tiveram como tema O lugar onde vivo. O objetivo foi proporcionar aos alunos o estreitamento de vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. A escritora homenageada deste ano é a mineira Conceição Evaristo.
LEIA MAIS: Escolas de Santa Cruz participam de Olimpíada de Língua Portuguesa
Publicidade
This website uses cookies.