Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EDUCAÇÃO

Estudante de Lagoa Bonita é selecionada em programa do Sesc

Foto: Arquivo Pessoal

Camile está muito feliz com a oportunidade

A Escola Sesc de Ensino Médio selecionou 16 alunos do Rio Grande do Sul para participar do Programa de Tutoria à Distância (PTED) em 2021. Os selecionados no projeto gratuito terão, durante os três anos do Ensino Médio, acompanhamento virtual de um corpo de educadores para intensificar a aprendizagem e auxiliar na orientação da carreira.

Os gaúchos que farão parte do PTED são de 12 municípios e entre eles está a estudante Camile Calheiro Bernardi, 15 anos, da Escola Estadual de Ensino Médio José Luchese, de Lagoa Bonita do Sul.

LEIA MAIS: Inscrições para concorrer a bolsas no Sesc Ensino Médio estão abertas

Publicidade

Aluna do 1º ano do Ensino Médio, Camile destaca que antes de conhecer o PTED, participava do processo seletivo da Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro. “No ano passado, por causa da pandemia, o processo para entrar na escola foi baseado em um sorteio, análise do histórico escolar e entrevista. Antes, o processo tinha uma prova objetiva e redação, além da análise do histórico e entrevista. Por causa do sorteio e pandemia, o número de vagas para cada Estado diminuiu, de cinco vagas para o Rio Grande do Sul, passaram a ser somente duas. Durante todo esse processo para a escola, o qual eu não passei no sorteio, foi disponibilizado um novo projeto, o PTED. Me inscrevi, porque eu teria algo diferente para os meus estudos. Para a seleção dos alunos, ocorreria um sorteio de 20 pessoas para cada Estado, mas como o número de inscritos não foi tão grande, todos que confirmaram a inscrição foram aceitos no programa”, conta.

Camile ressalta que essa oportunidade é uma forma de reforço de suas atividades da escola. “O PTED é quase que como uma escola, um cursinho, só que totalmente online. É claro que ele não conta como uma escola, mas vai seguir os meus estudos durante todos os anos do Ensino Médio. Eles oferecem aos alunos aulas diárias com professores especializados em cada matéria, conteúdos e atividades para cada disciplina com diversos materiais de estudo, tudo isso dentro de uma plataforma”, conta a estudante, que acrescenta que também é oferecida programação cultural, com shows, peças de teatro, debates e acesso a acervos de museus, tudo em ambiente virtual.

O programa também oferece cursos de idiomas. Camile está estudando espanhol. “Tenho acompanhamento semanal com uma tutora, que me ajuda na organização escolar, oferece atividades, conversa sobre as aulas, tira minhas dúvidas e está sempre disponível quando preciso. Nós, alunos do PTED, recebemos quase que a mesma coisa dos estudantes da Escola Sesc, porém, de uma forma totalmente online. Além disso tudo, participar desse projeto me fez conhecer pessoas de todas as partes do Brasil”, relata animada.

Publicidade

LEIA MAIS: Aluna de Santa Cruz é selecionada em programa do Sesc

Sobre a plataforma de ensino, Camile enfatiza que a adaptação foi fácil e que adora quando consegue participar das aulas. Ela conta que os professores são excelentes e sempre estão disponíveis para tirar as dúvidas dos alunos, além das atividades de cada matéria, materiais de estudo, e-books, encontros com os alunos, tudo isto de forma online e gratuita: “Este é o primeiro ano do programa e a oportunidade que eles estão dando a diversos alunos é muito importante. De início, eu não imaginava que seria algo tão grande e incrível”.

O sonho de ingressar em uma graduação assim que concluir o Ensino Médio já é um objetivo para Camile. A estudante pretende investir na área da Engenharia ou Astronomia, mas ainda não tem total clareza de qual ramo seguir. O Programa de Tutoria à Distância deve ajudar muito para a construção do seu futuro.

Publicidade

“Neste ano o programa já fechou as inscrições, mas acredito que daqui uns meses abrirão novas inscrições para o ano que vem. Quem tem a chance de participar, participe. É um programa incrível e que ajuda muito, além de ser totalmente gratuito. O que recebi desse projeto foram só coisas boas, incríveis e que me ajudam em diversas áreas”, disse.

Camile é aluna da Escola Estadual de Ensino Médio José Luchese | Foto: Marlon José Fiuza

Orgulho para a escola

A diretora da Escola Estadual de Ensino Médio José Luchese, Diana Maria Colombelli, destaca que a aluna Camile sempre demonstrou grande interesse pelos estudos. “Todos da escola estão muito felizes, principalmente os professores da estudante com a sua participação no programa, pois sempre apresentou e apresenta excelente desempenho na aprendizagem”, enfatizou a diretora.

Diana ainda salienta que Camile sempre foi motivo de orgulho para a escola, sempre se destacando nos torneios de xadrez. No ano passado ficou em 1º lugar nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul Xadrez Online, a nível da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Santa Cruz do Sul.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Aberto prazo para pedir isenção da taxa de inscrição no Enem 2021

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.