Categories: Regional

Estrutura para a Expoagro começa a ganhar forma

Em 40 dias, teremos a abertura da 20ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo, no dia 18 de março. Ainda de forma tímida, o parque em Rincão del Rey começa a receber aprimoramentos na estrutura. Neste ano, para marcar as duas décadas de realização, o evento terá a valorização do agricultor como tema. Outra data importante é o 65º aniversário da Afubra. Com isso, a feira ganhou mais um dia e se estende até sábado, dia 21. Uma oportunidade para o público urbano prestigiar a agricultura familiar da região e do Estado. No ano passado, 22% dos visitantes foram pela primeira vez.

No tema, o caminho da produção à venda dos produtos estará em destaque. “Pretendemos mostrar o trajeto que a produção faz a partir do momento em que é gerada nas propriedades rurais até chegar às casas dos consumidores finais. Queremos destacar a importância das comunidades rurais e a sua relação com o meio urbano”, explica o coordenadorgeral da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles.

LEIA MAIS: Expoagro Afubra terá um dia a mais na edição de 2020

Publicidade

Conforme o assessor para Eventos Agropecuários da Afubra, Márcio Almeida, as lavouras demonstrativas chegam em bom estado. No período de estiagem, as plantas receberam irrigação, o que minimizou os efeitos. “As lavouras foram iniciadas em novembro e agora chegam ao fim do estado vegetativo. Os expositores terão um mês para ajustar os detalhes e deixar tudo em ordem”, aponta.

O técnico agrícola Augusto Cremonese, formado em São Vicente do Sul, vai participar da feira pela segunda vez. Na Isla Sementes, o profissional vai ao parque para cuidar das mudas e canteiros mantidos pela empresa. São diversas variedades de legumes, como pepino, repolho, beterraba, feijão, berinjela, abobrinha, tomates, tomates coloridos gourmet e minipimentões coloridos. Também há uma lista extensa de temperos. “Temos um trabalho focado em sementes para horticultura. O transplante para cá foi feito em dezembro e agora as plantas estão ficando prontas para a demonstração”, detalha.

Entre as novidades deste ano está a Arena da Inovação. O espaço será voltado à tecnologia com a presença de startups que dialogam com o mundo do agronegócio. A educação é outro fator importante para a organização. Com isso, não faltarão seminários, palestras, conversas e exemplos com cases de sucesso. A presença de universidades e escolas técnicas fornece conteúdo para capacitar e qualificar os produtores rurais.

Publicidade

“É uma aposta muito grande para esse ano. Esperamos que a Arena da Inovação possa chamar a atenção do público ao trazer a tecnologia para facilitar o trabalho na agricultura”, sublinha Almeida. As inovações serão destacadas no 7º Prémio Afubra/Nimeq. A forma de inscrição e o regulamento podem ser conferidos no site twixar.me/Cs8T.

LEIA MAIS: Expoagro Afubra recebeu 112 mil visitantes em três dias

Com a ampliação de 1.980 metros quadrados, área da agricultura familiar passa a abrigar 224 expositores em 199 estandes. Foto | Lula Helfer

Divulgação
A divulgação da Expoagro Afubra começou no dia 27 de janeiro. A comitiva vai passar por 185 municípios. O lançamento, no próximo dia 28, será no próprio parque. Neste ano, não haverá palestra. A organização irá promover uma série de homenagens às pessoas que contribuíram para o sucesso da feira ao longo dos 20 anos. Em 2019, o evento alcançou um recorde no volume de negócios, com R$ 70,6 milhões, 16% superior a 2018. O público foi 15% maior, com 112 mil visitantes, e as vendas no Pavilhão de Agricultura Familiar subiram 25%, ao atingirem R$ 792,5 mil.

Publicidade

Novo pavilhão será entregue dia 25
A principal novidade para 2020 na Expoagro Afubra será o novo pavilhão da agricultura familiar. O espaço ainda está em obras, que devem ser finalizadas até o dia 25, conforme o coordenador de infraestrutura do parque, Agostinho Wilges. Com a ampliação de 1.980 metros quadrados, a área total ficará com 3.480 metros quadrados. O local vai abrigar 224 expositores divididos em 199 estandes, sendo que 40 irão participar pela primeira vez. Mesmo com o incremento físico, algumas agroindústrias ficarão de fora. A organização recebeu 256 inscrições.

O pavilhão conta com banheiros e salas de apoio, de manipulação de alimentos, de coordenação, de imprensa e de apoio médico. A água é reaproveitada por meio de um mecanismo de filtragem. A organização do pavilhão da agricultura familiar é da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar) e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

LEIA MAIS: Expoagro Afubra: palco para a agricultura familiar

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.