Centro-Serra

Estrutura do Cristo Acolhedor está 80% concluída; veja imagens

A construção do monumento do Cristo Acolhedor de Sobradinho, na região Centro Serra do Rio Grande do Sul, que teve seu lançamento em 7 de novembro do ano passado, aproximadamente seis meses depois, já está com as obras 80% concluídas. O trabalho realizado até o momento, e o belo pôr do sol ao horizonte, têm motivado visitações e muitos registros fotográficos antes mesmo da obra estar concluída.

A escultura está sendo erguida em um ponto alto do município, às margens da ERS-400, no acesso à localidade de Granja do Silêncio. Serão 24 metros, sendo 20 metros da estátua e 4 metros de base. Os braços do Cristo estarão abertos, com as mãos posicionadas de forma a mostrar sinal de acolhimento. O investimento gira em torno de 1,5 milhão de reais. O objetivo da obra, segundo o prefeito Armando Mayerhofer, é fomentar o turismo em Sobradinho e na região, oportunizando a movimentação econômica.

As equipes da área artística e estrutural trabalham em paralelo na construção e detalhes esculturais, sendo a empresa responsável pela parte estrutural a Realize, de Santa Cruz do Sul. Já o cearense Markus Moura e sua família são os responsáveis pelo visual da imagem. Nesta semana estão sendo dados os retoques no rosto do Cristo, assim como no busto, braços e mãos.

Publicidade

Segundo o escultor, a base metálica do manto que revestirá a estátua já está sendo finalizada e, após o içamento de parte da estrutura, será possível revestí-lo com a massa de cimento, areia e aditivos. A vista que se tem da cidade no alto da construção, conforme Markus, serve de inspiração para o trabalho.

LEIA MAIS: Cristo Acolhedor deve ser entregue até o meio do ano

De acordo com o supervisor da obra, Artur Lopes de Souza, até a metade do mês de maio parte da escultura já deverá ser içada e fixada. A parte dos braços pesa em torno de 25 toneladas, enquanto a cabeça da estátua tem 5 toneladas. A estimativa de conclusão do monumento é para o início de julho e, segundo ele, tudo está andando dentro do previsto.

Publicidade

Artur Lopes de Souza, à esquerda, supervisiona obra

Souza reforça que, durante a execução dos trabalhos, quem procurar o local para visita deverá ter cuidado e manter-se afastado da construção, fora do perímetro limite, em razão de segurança.

Conforme o doador do terreno, empresário Tuki Siman, quando do lançamento da obra, no entorno do monumento pretende-se viabilizar outras construções, que deverão servir de suporte ao ponto turístico, como restaurante panorâmico e cabanas. No terreno, a previsão é de que sejam instalados estacionamento, bancos e iluminação.

LEIA MAIS: Obras do Cristo Acolhedor ganham ritmo mais intenso

Publicidade

No final de março, o vereador Janderson Nunes, o Berê (PP), encaminhou ao Ministério Público um pedido de suspensão das obras, alegando que a Prefeitura não poderia fazer o investimento com recursos próprios, pois haveria outras prioridades no município neste momento, como a área da saúde. Diante disso, a promotoria oficiou o prefeito Armando Mayerhofer para que responda a uma série de perguntas sobre interesse público, dotação orçamentária e aprovação do Legislativo, entre outros, no prazo de 30 dias.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.