Santa Cruz do Sul

Estrutura atrasa montagem de acampamento do Enart

Os preparativos para o 37º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que começa nesta quinta-feira em Santa Cruz do Sul, enfrentam um obstáculo inesperado. Normalmente, o Parque da Oktoberfest já estaria ocupado por barracas e pirâmides de visitantes e participantes do evento. No entanto, a montagem do acampamento está sendo afetada pela presença de uma estrutura remanescente da 39ª Oktoberfest, encerrada em 27 de outubro.

A Arena de Shows, localizada no estádio municipal, atrasou a montagem dos acampamentos. Na tarde dessa segunda-feira, 11, uma equipe trabalhava na desmontagem da estrutura. Segundo o coordenador do acampamento, Paulo Mans, o espaço receberá cerca de 25 grupos de grande porte e trailers. “O parque deveria estar liberado desde o dia 7”, explica. Ele ressalta que o atraso tem dificultado a organização, com pessoas vindas de Porto Alegre aguardando para montar suas pirâmides no campo.

LEIA TAMBÉM: Corsan descarta presença de algas na água de Santa Cruz

Publicidade

Desde o sábado, quando foi iniciado o processo de demarcação dos lotes, 74 grupos já escolheram seus espaços, com expectativa de superar os 210 registrados na edição anterior. Além disso, serviços de acesso a água potável, energia elétrica e banheiros estão sendo providenciados. 

A coordenadora da 5ª Região Tradicionalista (5ª RT), Marisa Rossa, também expressa preocupação com o atraso na liberação e limpeza dos espaços. “O prazo acordado não foi cumprido, e estamos preocupados com as condições em que os participantes vão encontrar o local. Esperamos que tudo se resolva da melhor forma possível para manter a grandiosidade do Enart.”

Para organizar a ocupação, Mans utiliza um mapa físico que ajuda na validação das reservas, evitando que uma pessoa ocupe o espaço de outra ao remover as fitas de marcação. Apesar de gratuita, a reserva exige que os participantes garantam suas credenciais de acesso ao parque, além de autorizações para veículos, disponíveis no site do Enart. São esperadas 3 mil pessoas acampadas.

Publicidade

Coordenador do acampamento, Mans conta com um mapa para delimitar os espaços

LEIA TAMBÉM: Conselho de Usuários da RSC-287 elege nova direção

O que diz a organização da Oktoberfest

Segundo a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), realizadora da 39ª Oktoberfest em parceria com o Município, o trabalho de retirada da estrutura da Arena de Shows é de responsabilidade da GDO Produções, empresa que organiza as apresentações de artistas nacionais na festa.

A entidade reconheceu o atraso e disse que a remoção total da arena está em fase de conclusão, devendo ser finalizada até o fim do dia de amanhã. Já a Prefeitura garantiu que o serviço de limpeza, recolhimento de lixo e corte de grama, iniciado na manhã de ontem, será concluído para o Enart.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.