Os preparativos para o 37º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que começa nesta quinta-feira em Santa Cruz do Sul, enfrentam um obstáculo inesperado. Normalmente, o Parque da Oktoberfest já estaria ocupado por barracas e pirâmides de visitantes e participantes do evento. No entanto, a montagem do acampamento está sendo afetada pela presença de uma estrutura remanescente da 39ª Oktoberfest, encerrada em 27 de outubro.
A Arena de Shows, localizada no estádio municipal, atrasou a montagem dos acampamentos. Na tarde dessa segunda-feira, 11, uma equipe trabalhava na desmontagem da estrutura. Segundo o coordenador do acampamento, Paulo Mans, o espaço receberá cerca de 25 grupos de grande porte e trailers. “O parque deveria estar liberado desde o dia 7”, explica. Ele ressalta que o atraso tem dificultado a organização, com pessoas vindas de Porto Alegre aguardando para montar suas pirâmides no campo.
LEIA TAMBÉM: Corsan descarta presença de algas na água de Santa Cruz
Publicidade
Desde o sábado, quando foi iniciado o processo de demarcação dos lotes, 74 grupos já escolheram seus espaços, com expectativa de superar os 210 registrados na edição anterior. Além disso, serviços de acesso a água potável, energia elétrica e banheiros estão sendo providenciados.
A coordenadora da 5ª Região Tradicionalista (5ª RT), Marisa Rossa, também expressa preocupação com o atraso na liberação e limpeza dos espaços. “O prazo acordado não foi cumprido, e estamos preocupados com as condições em que os participantes vão encontrar o local. Esperamos que tudo se resolva da melhor forma possível para manter a grandiosidade do Enart.”
Para organizar a ocupação, Mans utiliza um mapa físico que ajuda na validação das reservas, evitando que uma pessoa ocupe o espaço de outra ao remover as fitas de marcação. Apesar de gratuita, a reserva exige que os participantes garantam suas credenciais de acesso ao parque, além de autorizações para veículos, disponíveis no site do Enart. São esperadas 3 mil pessoas acampadas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Conselho de Usuários da RSC-287 elege nova direção
O que diz a organização da Oktoberfest
Segundo a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), realizadora da 39ª Oktoberfest em parceria com o Município, o trabalho de retirada da estrutura da Arena de Shows é de responsabilidade da GDO Produções, empresa que organiza as apresentações de artistas nacionais na festa.
A entidade reconheceu o atraso e disse que a remoção total da arena está em fase de conclusão, devendo ser finalizada até o fim do dia de amanhã. Já a Prefeitura garantiu que o serviço de limpeza, recolhimento de lixo e corte de grama, iniciado na manhã de ontem, será concluído para o Enart.
Publicidade