Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

REPRESENTATIVIDADE

Estreia do documentário “O Lado Negro de Venâncio” fez história no município

Lançamento do documentário “O lado negro de Venâncio”

Na noite desse sábado, 13, aconteceu na Sociedade de Leituras, em Venâncio Aires, a estreia do documentário “O Lado Negro de Venâncio”. A obra foi dirigida e roteirizada por Sérgio Rosa, que contou com assessoria da produtora cultural Jaque Santos. Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento, o que, segundo os produtores do filme, foi histórico, principalmente pela ocupação do local conhecido como “teatro municipal”. Conforme Sérgio, por muitos anos, a comunidade negra foi proibida de frequentar o espaço, construído antes da abolição da escravatura.

“Poder contemplar as pessoas assistindo o documentário e depois receber muitos feedbacks sobre o que viram, me mostraram a importância que tem esse trabalho na vida dessas pessoas. Isso me dá a certeza do quanto era necessário algo assim, para empoderar e se autoperceber; de se ver e ouvir. Éramos nós na tela, em todos os tons. Éramos, ali, o lado negro de Venâncio – e repleto de vida”, comentou Sérgio Rosa.

LEIA TAMBÉM: Minissérie de suspense “Echoes” estreia nesta sexta-feira; assista ao trailer

Publicidade

O documentário tem duração de duas horas e 23 minutos e a partir do dia 6 de setembro, será disponibilizado em formato de série, com cinco episódios, no canal Afro Cena, no YouTube. 107 pessoas negras de Venâncio Aires estão no elenco. “Participar e ajudar na construção deste documentário foi transformador, toda minha indignação referente à invisibilidade da comunidade negra se materializou em narrativas fortes e necessárias. O sentimento de não estar sozinha em meus questionamentos e percepções foi como um acalanto para a vida. ‘O Lado Negro de Venâncio’ foi o guarda-chuva para muitos projetos que estão por vir”, disse Jaque Santos.

O evento de lançamento contou, ainda, com outras apresentações culturais, como a da cantora Gerusa Bittencourt, de Porto Alegre. A artista, inclusive, é intérprete de algumas das canções originais da trilha do documentário. Também teve apresentação de balé da dupla Sarah Victória Ireno e Arthur Muryllo da Costa Antunes, da Escola de Balé Pontinha dos Pés.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.