Decidir, destravar e dominar. Essas foram as palavras-chave da palestra que abriu a programação da 16ª Semana do Empreendedor na noite dessa segunda-feira, 5. As atividades são gratuitas e se encerrarão na quinta-feira, 8.
LEIA TAMBÉM: Obras de recuperação da RSC-287 serão coordenadas com duplicação; entenda
A empresária, psicóloga e mentora Fernanda Tochetto trouxe ao palco do auditório da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) uma apresentação para desafiar o público a refletir sobre o desempenho e os resultados nos negócios. Para a profissional, com mais de duas décadas de experiência, a análise é fundamental para a mudança de rumo. “Refletir sobre a sua performance empreendedora ajuda vocês a olharem para os seus negócios e virar a chave”, enfatizou.
Publicidade
Nesse sentido, destacou a ideia de adotar uma nova mentalidade para potencializar os planos de negócio e eliminar os pensamentos que atrapalham as tomadas de decisão. Ressaltou ainda que é fundamental entender o que quer do negócio e do que não abre mão em sua vida. “Se quiser ir longe, você precisa tomar decisões irreversíveis. Decisões mudam o jogo”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Segunda edição da Feira da Agroindústria será realizada neste sábado
Para Fernanda, não há milagre. O processo é árduo e exige determinação e disciplina. No momento em que o empreendedor destrava a mente e domina a estratégia, supera os obstáculos que tiram o foco, como medos, desafios, crenças e a própria mentalidade.
Publicidade
Enfatizou ainda que a “virada de roda” pode vir em paz, para que o empreendedor desfrute daquilo que está construindo. “Quando eu domino, começo a ter resultado, crescer e enriquecer.”
Diante do cenário de recuperação pós-enchentes, a mentora reiterou que o momento exige reflexão e transformação para fortalecer os negócios. Para ela, o povo gaúcho precisa ser resiliente, agir, analisar os processos e se desapegar do que está travando o desenvolvimento.
“Tem um ditado que diz que na crise vem as melhores oportunidades. Atrelando a questão da mentalidade, é bom aproveitar as oportunidades que a crise está dando”, ressaltou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Associação estima meio milhão de reais para promover região
Momento para ampliar os conhecimentos
Com o tema Comunicar e vender com eficácia para retomar com sucesso!, a 16ª Semana do Empreendedor adaptou-se ao momento de retomada econômica após as catástrofes climáticas que afetaram o Estado. Na abertura, a coordenadora Luciana Elisa Kappel recordou que o evento deveria ter ocorrido em maio, mas foi adiado diante dos acontecimentos que prejudicaram a comunidade e os empreendedores.
No entanto, os desafios iniciais foram superados para, segundo ela, oferecer uma programação diversificada, com atividades em vários horários e palestras com temas relevantes no contexto atual. “É o momento oportuno para o empreendedor – e também para quem deseja empreender – ampliar o leque de conhecimento e buscar novas ideias. É importante dar um gás, não desistir e entender os desafios como pedras. Com elas, vamos construir um grande castelo”, afirmou.
Publicidade