O proprietário e os frequentadores do Parque Barragem, um espaço de camping, pesca e lazer localizado às margens do Rio Jacuí, próximo à Barragem do Anel de Dom Marco, em Rio Pardo, solicitam melhorias na estrada de acesso ao local. Para chegar até lá são 18,5 quilômetros de estrada de chão, sendo 15 quilômetros em uma estrada vicinal de responsabilidade do Município e outros 3,5 quilômetros mantidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), também responsável pela operação da estrutura hidroviária.
Conforme o proprietário Maurício Ardenghi, o estabelecimento existe há 17 anos e sempre houve problemas com as estradas devido à falta de pavimentação. Ao longo de 2023, em razão das chuvas, a situação piorou muito. O deslocamento tornou-se um desafio para os motoristas, sobretudo aqueles que não conhecem a região. Segundo ele, inúmeros já foram os pedidos de manutenção protocolados junto à Prefeitura de Rio Pardo e à Pampulha Engenharia, empresa terceirizada pelo Dnit para administrar a barragem e o entorno.
LEIA TAMBÉM: Usuários demandam melhorias nos balneários de Rio Pardo
Publicidade
“Já tentei com o Município, a empresa e até o próprio Dnit, e não obtive resposta. Então a única opção que me restou foi procurar a imprensa”, enfatiza. Segundo ele, o camping chega a receber mais de 300 visitantes nos fins de semana, oriundos de municípios do Vale do Rio Pardo, do Vale do Taquari e até mesmo de outras regiões mais distantes, além de excursões. Ardenghi diz compreender os danos causados pela chuva, mas entende que não houve preparação. “Claro que a chuva estraga, mas poderia ser bem menos se houvesse a devida manutenção quando não está chovendo.”
A Gazeta do Sul percorreu o trajeto e pôde ver de perto os problemas relatados pelo empresário. No trecho pertencente ao Município, a estrada apresenta inúmeros buracos e desníveis, além de variar muito a largura. Em alguns locais, torna-se tão estreita que impede a passagem de dois veículos ao mesmo tempo.
LEIA TAMBÉM: Rio Pardo pretende recuperar todas as estradas do interior do município
Publicidade
“Pode parecer interesse próprio, mas não estou reclamando só por mim, e sim por todos os moradores e agricultores que passam por aqui para chegar em casa ou nas suas propriedades”, ressalta Ardenghi. Já na parte pertencente à União, os transtornos são os mesmos e ainda aumentam. Além dos buracos, há falta de sinalização, iluminação, poda e roçada do entorno.
Em resposta ao questionamento da Gazeta do Sul, o Dnit informou que o órgão, em conjunto com a terceirizada, avalia e realiza as manutenções conforme a necessidade. Já a Prefeitura de Rio Pardo informou sobre o lançamento de um programa para recuperar todas as estradas do interior, bem como um novo titular para a secretaria do Interior, que será conduzida por André Fischer.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.