Categories: Regional

“Estou me sentindo ‘remoçado’”, diz cachoeirense de 94 anos recém formado em Direito

É com muita alegria e boas histórias que o seu Simão Sklar, de 94 anos, conta a trajetória da vida dele, grande parte vivida em Cachoeira do Sul, onde se formou em Direito no último sábado, 12. O recém-formado resume os sete anos em que estudou na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), como um período “maravilhoso”. Para ele, a formatura representa a força da educação.

Mas o caminho até receber o diploma, das mãos do filho e também advogado José Luiz Sklar, não foi fácil. Quase 70 anos depois de parar de estudar, seu Sklar se viu sem chão com a morte da esposa, em 2011. Durante 90 dias, se entregou à dor que sentia pela perda da amada. Entretanto, com um estalo, decidiu que não poderia deixar de viver. “No fim de 2011, eu tinha oito netos e quatro bisnetos. Então eu pensei: ‘Não posso me acovardar. O que meus netos vão dizer de mim? Tenho que reagir’”, conta em entrevista à Rádio Gazeta.

Foto: Jornal do Povo

 

Publicidade

É com o mesmo entusiasmo de hoje que ele foi, com 87 anos, até a universidade, acompanhado do neto, para se informar sobre os documentos necessários para prestar o vestibular. Em um dia, conseguiu os papeis e no dia seguinte já fazia a prova, composta por redação e 20 questões. Dois dias depois, recebeu o resultado: ficou em terceiro lugar no vestibular para Direito. A redação, ele conta entre risos, foi com nota máxima. “O tema era a Cachoeira antiga. Imagina só, eu deitei e rolei. Tinha 70 anos de experiência em Cachoeira pra contar”, brincou.

Mas quem acha que agora ele vai descansar, está enganado! Passada a formatura e com uma fama enorme, o seu Sklar já está matriculado na pós-graduação. “Vou me dedicar a contratos, se tu parar pra pensar, passamos a vida toda fazendo contratos.” Depois, ele pretende passar um ano na Alemanha ou no Canadá, fazendo uma especialização.

E a educação, que ele leva como lema de vida, também é o recado que deixa: “Aconselho toda pessoa a estudar, não importa a idade. Procurem estudar. Estou me sentindo remoçado. Eu não demorei sete anos pra me formar, eu ganhei sete anos. Que todos que queiram, estudem. É a melhor coisa do mundo”, finaliza.

Publicidade

Ouça a entrevista na íntegra: 

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.