Regional

Estimativa do IBGE aponta 468.779 pessoas na região; veja números por município

A população nos 28 municípios do Vale do Rio Pardo chegou a 468.779 habitantes, com aumento de 2,76% em relação aos dados do Censo de 2022. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nessa quinta-feira, 29, as estimativas das populações nos 5.570 municípios brasileiros. Na data de referência de 1º de julho de 2024, o Brasil tinha uma população estimada em 212,6 milhões de pessoas. O estudo é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios (FPM), além de referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.

A população de Santa Cruz soma 138.104 habitantes, com crescimento de 3,65% em relação ao apurado no Censo de 2022, que teve como base o mês de agosto. Venâncio Aires tem hoje 70.805 habitantes, praticamente 3% a mais em relação ao Censo anterior. Os menores municípios da região são Lagoa Bonita do Sul (2.287 habitantes) e Herveiras (2.608).

LEIA MAIS: Estimativa do IBGE aponta crescimento populacional em Santa Cruz; confira

Publicidade

Os maiores índices de aumento da população entre o Censo de 2022 e a estimativa do início de julho deste ano são de Santa Cruz do Sul (3,65%), Vera Cruz (3,47%) e Candelária (3,03%). Os percentuais mais baixos foram registrados em Boqueirão do Leão (-0,51%), Passa Sete (1,33%) e Sinimbu (1,39%). A divulgação das estimativas de população para os municípios e unidades da federação, com data de referência em 1º de julho de 2024, ocorreu no Diário Oficial da União e atende ao dispositivo legal, Lei 8443, de 16 de julho de 1992.

As informações são consideradas fundamentais para o direcionamento de políticas públicas e alocação de recursos em áreas como saúde, educação e infraestrutura, além de influenciar outros indicadores sociais e econômicos da região.

LEIA TAMBÉM: Espírito investigativo pauta projetos no Verde é Vida

Publicidade

Os dados revelaram que o Brasil tem 15 municípios com mais de 1 milhão de pessoas, dos quais 13 são capitais. São Paulo continua sendo o mais populoso, com 11,9 milhões de habitantes, seguido por Rio de Janeiro (6,7 milhões) e Brasília (3,0 milhões). A população total do País é de 212.583.750 habitantes. O Rio Gande do Sul tem 11.229.915 habitantes.

Entenda como o IBGE calcula as projeções da população

As estimativas da população residente nos municípios foram calculadas com base nas Projeções da População do Brasil e Unidades da Federação, Revisão 2024, e nos totais populacionais dos municípios enumerados pelos Censos Demográficos 2010 e 2022.

LEIA TAMBÉM: Último dia para enviar a declaração de renda; veja qual a recomendação

Publicidade

“As populações recenseadas nos dois últimos Censos foram ajustadas e serviram de base para o estabelecimento da tendência de crescimento da população para as Estimativas da População até a data de referência, em 10 de julho de 2024”, explica o gerente de Projeções e Estimativas Populacionais do IBGE, Marcio Minamiguchi. “A cada ano são incorporadas nas estimativas municipais de população as alterações de limites geográficos que porventura aconteçam entre os municípios”, ressalta o pesquisador.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

otto_tesche

Repórter, editor e coordenador de conteúdo na empresa Gazeta do Sul. Trabalhou como correspondente na região do Vale do Rio Pardo na empresa Correio do Povo. Estudou Desenvolvimento Regional - Ênfase Sociocultural na instituição de ensino Unisc – Santa Cruz do Sul/RS. Estudou Jornalismo na instituição de ensino Unisinos – São Leopoldo/RS. Mora em Santa Cruz do Sul, mas é natural de Três De Maio, Rio Grande Do Sul, Brazil.

Share
Published by
otto_tesche

This website uses cookies.