ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Estilo europeu, convivência brasileira

A simetria e o estilo inglês foram o ponto de partida do paisagismo da residência de um casal, ele empresário do ramo de educação, e ela artista plástica, para a nova moradia. Localizada em um condomínio horizontal em Curitiba, coube ao paisagista Wolfgang Schlögel transportar o estilo arquitetônico da casa para o jardim frontal e a área de lazer. Com total liberdade para a criação dos novos espaços de convívio, sobriedade, elegância e conforto, típicos de um projeto inglês, foram as metas. Como o imóvel era novo, foi ele quem dimensionou e situou a piscina, o deck e o mobiliário.

Ao olhar pela primeira vez para o espaço disponível, Wolfgang foi tomado por uma sensação de aconchego e teve cuidado com as proporções para não poluir os ambientes. Com os muros em grafite, foram usados o preto no mobiliário e o deck em madeira natural para abraçar o colorido jardim vertical. Quanto às plantas, foram utilizadas aquelas que aceitam a poda, como buchos e podocarpos para emoldurar, e alfazema para colorir e exalar perfume. Já no jardim vertical aspargos dão movimento e as bromélias de sol são as responsáveis por um colorido discreto.

Publicidade

Durante a execução, a maior dificuldade encontrada foi a limitação do espaço no terreno e a altura dos muros. A solução foi reduzir o tamanho da piscina e oferecer mais espaço para o convívio na área de deck. Os muros altos foram pintados em cor neutra para diminuir seu impacto visual, além de receber o jardim vertical em 50% de sua altura.

Publicidade

Publicidade

Jardim frontal: A imponente fachada em estilo europeu recebeu um volumoso jardim frontal para impactar logo na entrada. Os arbustos dividem os espaços com ramos de lavanda, que além de perfumarem, dão uma pincelada de cor.

Publicidade

Publicidade

Área de lazer: O branco presente nas poltronas e na borda da piscina contrasta com as cores fortes do piso e das mesas de centro. Os móveis, em fibra sintética, são perfeitos para resistir às intempéries. Uma grande porta de vidro integra a área externa com a interna, além de permitir que a paisagem possa ser admirada dentro de casa.

Publicidade

Publicidade

Com informações da Prime Comunicação.

Publicidade

© 2021 Gazeta