ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Estiagem prejudica e reduz oferta de pescado na Feira do Peixe de 2023

Um dos açudes da propriedade de Silvério Fischer, que tem vertente, não foi afetado pela seca, mas os outros estão com nível baixo

Nos dias 5 e 6 de abril, véspera da Sexta-Feira Santa, Santa Cruz do Sul realizará a já tradicional Feira do Peixe, que é organizada pela Prefeitura juntamente com a Associação Santa-cruzense de Produtores de Peixe (ASPP) e a Emater. Neste ano, porém, a expectativa é de que seja vendida uma quantidade menor de pescado por conta da falta de chuva que afetou o volume dos açudes. Em 2022, foram 15 toneladas, enquanto este ano espera-se que não passe de 9 a 10 toneladas.

LEIA TAMBÉM: Festa do Peixe encerra com três toneladas de produtos comercializados

Publicidade

De acordo com o secretário de Agricultura de Santa Cruz do Sul, Décio Hochscheidt, o Município trabalha com a ASPP e a Emater para a oferta tradicional nas feiras de peixes processados junto ao abatedouro. “Sobre a quantidade, ainda estamos avaliando com os produtores, pois a estiagem afetou a produção, pela baixa dos açudes. Além disso, o calor intenso afeta o desenvolvimento e propicia também a mortandade de peixes”, explica.

Publicidade

Projeção é de que sejam vendidas de 9 a 10 toneladas de pescado nos dias 5 e 6 de abril | Foto: Alencar da Rosa

A Feira do Peixe vai ocorrer das 7 horas às 19 horas. A princípio, os pontos de venda serão as feiras Central (prédio provisório), da Oktoberfest, da Independência, do Senai, do Arroio Grande e de Linha Santa Cruz, podendo haver alterações. Atualmente, são 15 produtores associados à ASPP. Entretanto, de acordo com o presidente da associação, Silvério Batista Fischer, em razão da estiagem, é possível que apenas nove participem da feira. “Esta seca está se prolongando e a Semana Santa é o ponto mais alto das vendas”, comenta.

Lista de preços:

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta