Categories: Regional

Estiagem forma paisagem que assusta na Prainha de Candelária

O longo período de estiagem que atinge o Estado e o calor constante deixam diversos municípios na iminência de um possível desabastecimento, inclusive na região. Em Candelária, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está em alerta quanto ao baixo nível do Rio Pardo. A captação pode ser afetada caso continue a queda no volume de água.

A medição nesse ponto, que normalmente é de 2,80 metros, atualmente encontra-se 70 centímetros abaixo. Em alguns locais da Prainha, o Rio Pardo mais parece um córrego.

LEIA MAIS: Nível do Jacuí baixa e se aproxima de marca histórica

Publicidade

O gestor da unidade local da Corsan, Juanei Antonelli, ressalta que, embora a situação seja preocupante, o abastecimento está sendo mantido normalmente. “Ainda não precisamos fazer nenhuma manobra no sistema móvel de captação. A bomba, que pode ser deslocada, segue na mesma posição.”

Entretanto, o gestor reforça que é imprescindível a colaboração de todos, com a adoção de hábitos de consumo racional e consciente da água, priorizando o consumo humano e necessidades básicas.

“A orientação é para que todos economizem, evitem trocar a água da piscina, lavar calçadas e outros locais que possam gerar desperdício. Ainda não estamos racionalizando, mas se a estiagem persistir por mais tempo, essa medida poderá ser adotada.”

Publicidade

LEIA MAIS: Municípios da região acumulam prejuízos com a estiagem

PREJUÍZOS

As chuvas que atingiram a região em alguns períodos na semana passada não foram suficientes para acabar com os problemas da estiagem. A quebra é de em torno de 5% nas lavouras de arroz, 30% de tabaco, 40% na soja e 50% no milho safrinha.

Publicidade

Mas o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Candelária, Anselmo Vanderli da Silveira, o Wandi, afirma que a perda pode chegar a 100% no milho safrinha se não chover até o fim do mês.

Segundo Wandi, a soja, principal cultura do município, é uma das mais atingidas. “Há produtores que plantaram na resteva do tabaco e vão perder o trabalho. Eles vão semear aveia por cima.” Na próxima sexta-feira, lideranças do Conselho Agropecuário vão se reunir no Sindicato Rural para apresentar uma nova dimensão da estiagem, às 14 horas.

LEIA MAIS: Produtores rurais clamam por chuva

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.