Estiagem é tema de audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa

Na manhã desta sexta-feira, 25, foi realizada uma audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), como parte da programação da Expoagro Afubra. O deputado estadual Adolfo Brito (Progressistas), presidente da comissão, apontou que diversos aspectos sobre a estiagem foram discutidos. O senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) esteve presente e forneceu informações de Brasília, principalmente sobre a liberação de recursos para os produtores e renegociação de dívidas.

Brito ressaltou a união entre as entidades, juntamente com o poder público, para ações futuras de combate à estiagem. “Vamos viabilizar projetos para que o agricultor possa ter água nos períodos de maior necessidade”, salientou. Promotor do Ministério Público, Daniel Martini atua na defesa do meio ambiente. Segundo ele, proprietários de até cinco hectares poderão fazer outorgas em nível municipal, reduzindo o custo e a burocracia.

LEIA TAMBÉM: Seminário debate conservação do solo e proteção da água

Publicidade

Brito sublinhou a importância de um aproveitamento melhor da água. Ele citou Israel como exemplo, pelo fato do país ser praticamente desértico, mas com produção considerável de hortifrúti em razão da boa gestão de recursos hídricos. “É fundamental que o agricultor tenha juros baixos para custear equipamentos e operações para a irrigação”, afirmou.

Presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry acredita que a estiagem é uma preocupação constante e por isso, soluções precisam ser encontradas. A cooperativa conta com uma linha de crédito específica para recursos hídricos. “Temos que trabalhar alinhados para mitigar os problemas da estiagem. O Ministério Público e Secretaria de Meio Ambiente estão construindo um cenário favorável para facilitar aspectos da legislação.”

LEIA MAIS: Expoagro abre com reflexões para o agro

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.