O cantor e gaiteiro Porca Véia, que morreu em junho de 2020 aos 68 anos, vai ser homenageado com uma estátua na localidade de Pontão, em Lagoa Vermelha, onde nasceu, no Nordeste do Estado. A peça terá 3,3 metros de altura e dois metros de largura e será fixada na BR-470, na saída para São José do Ouro e Barracão. O lugar ainda terá um memorial. O projeto, liderado pelo casal de agricultores Rodrigo e Gislaine Araújo, vai ser lançado no dia 21 de abril, quando será formado o Grupo de Cavaleiros do Porca Véia. No dia 22, haverá uma missa crioula. As prefeituras da região apoiam o projeto.
O cantor nativista Volmir Coelho será atração do Blitz Burguer & Beer (Rua Marechal Floriano, 71) no dia 5 de abril. O couvert é de R$ 30,00. As reservas podem ser feitas pelo número 99995 2075. Cantor e compositor de Santana do Livramento, Coelho é intérprete destacado no palco dos festivais nativistas, com diversas premiações. Os álbuns lançados por ele são De Campo e Raiz, Seguimento, Volmir Coelho nos Festivais, Comungando e Beira de Mar, Beira de Rio.
Os cantores Cristiano Fantinel e Adair de Freitas vão lançar um clipe da música Razões para Cantar Agora na próxima quinta-feira, 31, no YouTube. Os versos da milonga abordam a relação entre o velho e o novo, destacando a necessidade constante de renovação. As imagens foram captadas na Estância Palma do Cerro, em Alegrete. Fantinel diz que se sente honrado por cantar ao lado de Freitas, em atividade aos 76 anos.
Publicidade
A trajetória da cantora destacada nos festivais foi retratada em um documentário com 37 minutos, produzido por alunos do curso de Música e Tecnologia da UFSM. Lançado no Dia da Mulher, está em bit.ly/3DctLG5.
Composta em parceria com Edilberto Teixeira (in memoriam), a música Marimbondo foi lançada no último dia 10. O canal do cantor de São Gabriel conta ainda com outros singles e os álbuns Coração de Campo, Do Meu Rincão e Nos Festivais 1 e 2.
O MTG e a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) realizaram a segunda edição no curso “Implementação da cultura gaúcha nos currículos escolares”, nos dias 22 e 23 deste mês. O objetivo é auxiliar as prefeituras e os professores no processo, tendo em vista a previsão das disciplinas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação (MEC), no quesito regionalidades. “Capacitar os professores é fundamental para reforçar os nossos valores mais genuínos, elevar o conhecimento da cultura gaúcha e fomentar nos alunos a necessidade de pertencimento à sua terra e ao seu lugar”, disse a vice-presidente de Cultura do MTG, Renata Pletz.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Cultura gaúcha em evidência
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.