A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), está com inscrições abertas para o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). A iniciativa, parceria do governo federal com os municípios, tem o objetivo de desenvolver habilidades, conhecimentos e qualificações para o ingresso ou permanência no mercado de trabalho.
Na prática, o programa acontece por meio de ciclos de oficinas, com encontros uma vez por semana e duração de um mês para cada turma. As oficinas serão executadas pela equipe da Sehase, em parceria com os profissionais dos Cras e Creas. A primeira turma está prevista para começar entre março e abril.
LEIA TAMBÉM: Projeto busca agilizar inserção no mercado de trabalho em Santa Cruz
Publicidade
As atividades serão desenvolvidas durante três encontros – um por semana – e terão como foco três diferentes eixos. Com o tema “Círculo Construção de Paz: conhecendo trajetórias e identificando potencialidades”, no primeiro encontro, os alunos vão conhecer o Programa Acessuas, os profissionais envolvidos e as trajetórias deles, através de relatos de experiências. No segundo, o foco será inserção e permanência no mercado de trabalho, quando serão abordadas posturas e comportamentos a serem adotados durante o processo de seleção, tais como apresentação, imagem pessoal, elaboração de currículos, entre outros. Já no último encontro, o assunto será os desafios do mundo do trabalho, com orientações gerais sobre mercado, o que as empresas buscam em um profissional, direitos trabalhistas, encerramento do ciclo e avaliação.
Podem participar do programa, moradores da cidade e do interior em situação de vulnerabilidade e risco social, com idade entre 14 e 64 anos, inscritos no Cadastro Único. É necessário apresentar CPF, RG e NIS. As inscrições podem ser feitas no Cras Central, no Cras Beatriz Frantz Jungblut, no Cras Integrar e no Creas Acolher. À medida que as inscrições forem sendo efetuadas, serão formadas as turmas e os participantes serão informados sobre os dias e horários das oficinas.
Como a meta do programa em Santa Cruz do Sul é atingir 1,5 mil pessoas, a ideia é que sempre haja disponibilidade de turmas. Em razão da pandemia serão 15 alunos por sala, obedecendo o distanciamento entre as classes, o uso obrigatório de máscaras e também de álcool em gel.
Publicidade
LEIA MAIS: Confira as vagas disponíveis na agência do Sine de Santa Cruz nesta quarta-feira
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.