Em pronunciamento nesta quinta-feira, 16, o governador Eduardo Leite (PSDB) disse que o Rio Grande do Sul está pronto para o que chamou de “nova fase” do enfrentamento à pandemia do coronavírus. A manifestação ocorreu horas após a edição do decreto que autoriza parte dos municípios a decidir sobre a abertura do comércio a partir desta quinta-feira, 16. Leite também confirmou mais duas mortes por Covid-19 no Estado.
A flexibilização, que abre caminho para a retomada dos serviços não essenciais no Vale do Rio Pardo, só não valeria, inicialmente, para os municípios das regiões metropolitanas de Porto Alegre e da Serra, onde se concentram mais de 70% dos casos confirmados até agora. No pronunciamento, porém, Leite anunciou que os municípios da Serra também poderão flexibilizar as medidas de distanciamento. A decisão foi tomada após conversas com prefeitos daquela região, que apelaram por um reposicionamento do governo.
LEIA MAIS: Estado libera municípios para decidir sobre abertura de comércio
Publicidade
Pelo decreto, as prefeituras que optarem pela flexibilização terão que justificar a decisão com dados técnicos sanitários e fixar regras para as lojas funcionarem. Essas regras, que serão formalizadas em portaria a ser publicada ainda nesta quinta-feira, 16, pelo Estado, incluem redução ou revezamento de funcionários nos estabelecimentos, higienização e ventilação dos ambientes e distribuição de máscaras para os trabalhadores.
Leite vem chamando essa nova orientação de “distanciamento controlado” e alega que o objetivo é mitigar os impactos da pandemia sobre a economia. Segundo ele, isso não significa uma “liberação geral” e, caso seja verificado algum impacto na curva da doença no Estado, novas restrições podem ser adotadas. “Em um primeiro momento se impunha a restrição mais severa. Mas agora nós robustecemos a nossa estrutura de saúde pública e estamos prontos para essa nova fase”, disse.
LEIA MAIS: Decreto com restrições ao comércio em Santa Cruz tem validade até sexta-feira
Publicidade
NOVAS MORTES
Com os dois óbitos confirmados nesta quinta, o número mortes por Covid-19 no Rio Grande do Sul chegou a 21. Um dos casos ocorreu em Vacaria, na Serra, de um paciente com 73 anos que tinha histórico de doença cardiovascular e morreu no último sábado, 11. O outro caso é de um morador de Cidreira, no Litoral Norte. O paciente, que tinha 73 anos, morreu no Hospital Conceição, em Porto Alegre, na quarta-feira, 15.
Ao todo, são 781 casos confirmados em 91 municípios do Estado até agora.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
This website uses cookies.