Categories: Regional

‘Estamos em guerra contra o mosquito’, afirma Almeida Filho

Uma comissão da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde esteve em Venâncio Aires durante esta terça-feira, 1°, para avaliar o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, bem como os agentes do setor de endemias que mantém envolvimento constante contra o mosquito transmissor da Aedes Aegypti. Conforme o último relatório, em 2016, a Capital do Chimarrão teve apenas um caso comprovado de dengue, diagnosticado em um paciente em janeiro deste ano, porém a doença foi contraída na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. Esta pessoa foi tratada e já está fora de perigo.

A preocupação maior na região, segundo a coordenadoria, está em Santa Cruz do Sul. Somente este ano foram registrados 20 focos de larvas do Aedes Aegypti. Em Venâncio foram encontrados dois focos, o último no Bairro Macedo. O vetor foi localizado pelas agentes de endemias em uma das armadilhas monitoradas. O local foi delimitado em um raio de 300 metros e foi feita a aplicação de veneno e visitação nas residências próximas.

O coordenador-adjunto da 13ª coordenadoria, Mário José Colombo Lopes de Almeida Filho, elogiou a iniciativa da comunidade de Venâncio Aires em focar exclusivamente contra a perpetuação do mosquito. Em parceria com secretarias municipais, escolas e clubes de serviço, o Município tem realizado mutirões e campanhas de divulgação e de conscientização. “Venâncio tem uma área muito extensa para que os agentes possam visitar todos os locais. Então é necessário envolver o máximo de pessoas. O momento é de evitar o foco de larva e para isso temos que formar um verdadeiro mutirão de guerra”, ressaltou.

Publicidade

O Estado repassou R$ 23,8 mil para Venâncio Aires com o objetivo de realizar ações contra o transmissor da dengue, zika vírus e da febre chikungunya. Este valor está sendo investido em campanhas de orientação e prevenção, produção de fôlderes, roçadas e na contratação de uma empresa de contêineres responsável por recolher o lixo dos mutirões. Em nível de Estado, conforme a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, são 182 municípios infestados com o foco e todas as providências estão sendo tomadas para controlar a disseminação de insetos. 

 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.