Os Estados Unidos derrotaram a França por 3 sets a 1 nesta sexta-feira, 17, e eliminaram o Brasil na Liga Mundial. Ao vencer os franceses com parciais de 25/21, 25/22, 24/26 e 25/20, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, o time norte-americano buscou a classificação, garantiu também os europeus na semifinal e despachou a seleção comandada por Bernardinho. Os adversários de EUA e França serão definidos ainda nesta sexta.
Por ter perdido em sua estreia na fase final, o Brasil torcia por resultados diversos nesta sexta para avançar com uma ajuda dos Estados Unidos ou da França, seus rivais em um dos dois grupos da fase final da Liga Mundial – a outra chave tem Itália, Sérvia e Polônia. Qualquer vitória dos franceses classificava os europeus e os brasileiros. Se a França vencesse dois sets, mesmo sendo derrotada, colocaria a si mesmo e o Brasil na semifinal. O time nacional avançava também com triunfo dos norte-americanos, desde que fosse em sets diretos. Uma vitória por 3 sets a 1 definiria os classificados na média de pontos entre as três seleções.
E foi exatamente o que aconteceu no Rio de Janeiro. Como as três equipes ficaram empatadas na pontuação e no número de sets ganhos e perdidos, o desempate aconteceu na média de pontos somados em todas as partidas desta fase final. E o time de Bernardinho, em razão da fraca atuação contra a França, levou a pior por ter somado menos pontos. Os Estados Unidos ficaram na primeira colocação da chave, logo à frente da França. O Brasil ficou em terceiro lugar, eliminado da disputa, sem chance de buscar o 10º título da Liga Mundial neste ano, diante do seu público, no Rio.
Publicidade
Enquanto isso, em Toronto…
Se o time principal do Brasil deu adeus a competição que era tratada como prioridade, em Toronto, a história outra. Representado por uma equipe C no vôlei masculino nos Jogos Pan-Americanos, o Brasil estreou com vitória fácil sobre a Colômbia por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/13 e 25/16.
Vitória brasileira sobre a Colômbia em Toronto foi tranquila
Foto: Tiago Leme/ESPN
Publicidade
O central Otávio, com 12 pontos, foi o maior pontuador da partida, seguido pelo ponteiro João Rafael, que fez nove. A equipe volta a quadra neste sábado, 18, para enfrentar Cuba. O Brasil fecha o Grupo A contra a Argentina, na terça-feira, 21.