ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Estado terá que dar explicação sobre portaria que proíbe divulgação de dados da segurança pública

O Ministério Público de Contas (MPC) do Rio Grande do Sul enviou ofício ao governo do Estado solicitando esclarecimentos sobre a portaria publicada em setembro que impõe sigilo aos dados relacionados à segurança pública (clique e confira a portaria). No documento, foram elencados ao menos cinco pontos que precisam ser melhor explicados. Desde a portaria, órgãos de segurança como Brigada Militar e Polícia Civil não estão repassando as informações à imprensa.

No documento expedido nessa segunda-feira, 14, o MPC diz que a Secretaria de Segurança Pública do Estado tem até dez dias úteis para encaminhar as respostas. O embasamento colocado pelo órgão tem como base a Lei de Acesso à Informação, que tem como preceito a divulgação de dados da Administração Pública.

Publicidade

O material assinado pelo procurador-geral, Geraldo Costa da Camino, e encaminhado ao vice-governador do Estado e também secretário de Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, questiona a não divulgação dos seguintes assuntos prisionais:

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta