ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Estado tem mais casos suspeitos de dengue do que o esperado para esta época do ano

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) emitiu nesta terça-feira, 27, um comunicado de risco sobre o aumento do número de casos notificados de dengue. A quantidade está acima do esperado para a época do ano em que se inicia a sazonalidade da doença.

Nas últimas semanas, foi observado um aumento de casos notificados que supera em 11,4 vezes a média móvel na semana epidemiológica 49, quando comparado com o número de casos da série histórica, afirma Roberta Vanacôr Lenhardt, especialista em saúde do Cevs. Em 2022, a semana epidemiológica 49 foi entre os dias 4 a 10 de dezembro.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Entenda qual a diferença entre pernilongo e mosquito da dengue

Publicidade

Desde o começo de 2022, o Rio Grande do Sul notificou 98.916 casos suspeitos e confirmou 66.731 casos de dengue e 66 óbitos pela doença. O mosquito Aedes aegypti está presente em 91% das cidades gaúchas, totalizando 453 municípios infestados.

O comunicado tem o objetivo de alertar os gestores municipais a intensificarem as ações de vigilância e controle do Aedes aegypti, aos profissionais de saúde quanto ao diagnóstico e atendimento em tempo oportuno da doença e a população em geral quanto aos cuidados preventivos e medidas individuais de proteção.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Vacina contra a dengue do Butantan atinge eficácia de 79,6%

Publicidade

Orientações sobre a dengue

Quais os sintomas da dengue?

Febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, vômitos, diarreia e náuseas.

O que fazer no surgimento de sintomas?

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz termina 2021 com mais de 5 mil casos de dengue

Medidas individuais de proteção:

Como interromper o ciclo de vida do mosquito?

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta