ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Estado tem madrugada com vento de mais de 100 km/h, diz Metsul

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada deste domingo, 23, já causou estragos em Santa Cruz do Sul e em outros municípios do Estado. A equipe de meteorologia da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) emitiu um boletim nesse sábado, alertando para a possibilidade de chuvas fortes, rajadas de ventos, descargas elétricas e granizo. 

LEIA MAIS: Temporal da madrugada causa transtornos em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Ainda no fim da tarde desse sábado, a metereologia do Uruguai emitiu um raro alerta vermelho, o mais alto nível de severidade. Segundo a MetSul, o caso se justifica por conta da extrema instabilidade, capaz de provocar vento destrutivo isolado e granizo grande. Foi esta instabilidade que avançou para o Rio Grande do Sul na madrugada de domingo. Vídeos divulgados por uma estação metreológica uruguaia mostram a queda de granizo em Montevidéu.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Conforme informações divulgadas pela MetSul, as rajadas máximas registradas pelas estações meteorológicas do Estado até as 5 horas mostravam ventos de 109 km/h em Canguçu, 103km/h em Mostardas, 96 km/h em Jaguarão, 91 km/h em Chuí, 88 km/h em Livramento, 83 km/h em Rio Grande, 81 km/h em Porto Alegre e 80 km/h em Dom Pedrito. 

Apesar dos fortes ventos, apenas oito municípios do Estado tiveram casos que precisaram a atenção da Defesa Civil, e apenas uma família ficou desalojada em São Lourenço do Sul. Em Alvorada uma residência foi atingida pela queda de uma árvore. Canoas e Charqueadas tiveram queda de árvores e granizo. Pelotas e Porto Alegres tiveram casas destelhadas, além da queda de árvores e postes. Em São Gabriel o Ginásio Municipal foi danificado.

Estragos no Estado

Publicidade

Publicidade

Queda de árvores 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para atendimento na madrugada desse domingo devido ao temporal que atingiu a região. Duas árvores caíram sobre a BR-290 em Pantano Grande por volta das 04h30, uma no quilômetro 201 e outra no quilômetro 211. Como as árvores não eram de grande porte e interrompiam a passagem somente em uma das pistas, o trabalho de retirada foi rápido. Nenhum acidente foi registrado nos trechos.

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta