ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Estado tem 374 municípios em situação de emergência

Perda em plantação de milho

O Rio Grande do Sul tem 374 municípios em situação de emergência por causa da estiagem, que ocorre desde dezembro. Os dados são os mais recentes da Defesa Civil. O número vem crescendo ante as 356 cidades que haviam decretado situação de emergência na sexta-feira, dia 3.

LEIA TAMBÉM: Emater prevê redução de 26,91% na safra de verão

Publicidade

Do total, 313 tiveram a situação de emergência homologada pelo governo do Estado e 287 foram reconhecidas pela União. O reconhecimento dessa condição pelo Estado permite aos municípios receberem ajuda humanitária. Já com a chancela da União, as prefeituras podem receber recursos para enfrentar a seca. O reconhecimento estadual da situação de emergência possibilita também que os produtores rurais acionem o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Publicidade

Na safra passada, 426 municípios gaúchos decretaram situação de emergência, enquanto 417 obtiveram reconhecimento da situação de emergência pela União.

LEIA TAMBÉM: Governo lança portal com dados em tempo real sobre a estiagem no RS

Safra ameaçada

Publicidade

A estiagem terá reflexos na produção de grãos do Rio Grande do Sul. Segundo a estimativa da safra de verão atualizada divulgada pela Emater/RS-Ascar, a queda em relação ao volume previsto deve chegar a 26,91% . Entre as culturas mais afetadas estão o arroz, a soja, o milho e o feijão. Mas também estão sendo verificados prejuízos relacionados à pecuária diante da redução nas pastagens.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta