Categories: Geral

Estado rejeita todos os pedidos de reconsideração das bandeiras

O governo do Estado divulgou na tarde dessa segunda-feira, 21, o mapa de risco válido para o restante da semana. Os três pedidos de reconsideração, encaminhados pelas associações de municípios das regiões de Cachoeira do Sul (R27) e Passo Fundo (R17, 18 e 19), e também pela Prefeitura de Cachoeirinha, foram indeferidos pelo Gabinete de Crise. Com isso, o mapa permanece quase totalmente vermelho. A exceção é a região de Guaíba (R9), que segue na bandeira laranja.

LEIA TAMBÉM: Estado recebe três pedidos de reconsideração de bandeira

Ainda assim, em função do sistema de cogestão, as regionais podem flexibilizar as regras e adotar restrições mais brandas. O Piratini considera preocupante a situação do Rio Grande do Sul, que apresenta a quarta maior taxa semanal de mortes do País. A média móvel de óbitos por data de inclusão acumula aumento de 23% em relação à semana passada, chegando ao patamar de 71,1 óbitos por dia, o maior desde o início da pandemia, e superando o total de 8 mil mortes.

Com essa elevação, o Estado está próximo de ultrapassar a taxa de mortalidade de Alagoas. Já nos leitos de UTI, houve elevação significativa no número de confirmados, passando de 928 para 966, entre os dias 19 e 20 deste mês. O indeferimento de todos os pedidos de recurso evidencia a preocupação das autoridades com o avanço da Covid-19.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Confirmados mais 153 casos de Covid-19 entre moradores de Santa Cruz

A região de Cachoeira do Sul, por exemplo, ficou com média ponderada 1,53, somente 0,03 acima do necessário para a bandeira laranja, e mesmo assim teve o pedido negado. Em outros momentos, o Gabinete de Crise chegou a acatar recursos encaminhados por regiões com nota muito superior a 1,50. Essa mudança de postura coincide com o agravamento da pandemia no Estado nas últimas semanas, especialmente com a lotação dos hospitais.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.