Casos de influenza A/H1n1 voltaram a ser identificados desde 8 de outubro de 2022, em 10 amostras de pacientes residentes em duas regiões do Estado: seis casos na Região Metropolitana e quatro em um município da Serra. A informação foi divulgada no fim da tarde dessa sexta-feira, 11, pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
LEIA MAIS: Por que é importante se vacinar contra a gripe todos os anos
Conforme o Governo do Estado, cinco casos necessitaram de hospitalização, caracterizando-se como síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Desses, três já receberam alta hospitalar e um caso permanece internado. Em um caso o paciente morreu. Era uma mulher, de 42 anos, sem histórico de comorbidades nem registro de vacinação contra influenza/2022, residente em Porto Alegre. As idades dos pacientes variaram de 4 a 83 anos. Dos cinco casos hospitalizados, quatro eram portadores de alguma comorbidade.
Publicidade
Na composição da vacina trivalente contra influenza distribuída na campanha de 2022 está contida a cepa influenza A/H1N1, além de outras duas: Influenza A (H3N2) e B/Victoria.
LEIA TAMBÉM: Quando os termômetros “enlouquecem”, é preciso tomar alguns cuidados; veja dicas
Entre as medidas de prevenção, o Governo do Estado reforçou os seguintes cuidados:
Publicidade
- Vacinação contra a influenza;
- Adoção de medidas de etiqueta respiratória;
- Higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel;
- Atendimento médicos nos casos sintomáticos;
- Afastamento e uso de máscara por sintomáticos respiratórios.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade