ATUALIZADO ÀS 18h24
O Rio Grande do Sul registrou as duas primeiras mortes por gripe A em 2016. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, João Gabbardo dos Reis, neste domingo, 3. Os dois casos ocorreram em Porto Alegre e são de um menino, de 7 anos, e de um homem, de 35 anos. Ambos faziam parte de grupos de risco, a criança era asmática e o homem tinha uma deficiência imunológica.
O menino estava internada no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas desde o dia 24 de março. De acordo com a secretaria, o paciente recebeu desde o início da internação o medicamento Tamiflu, mas não resistiu e morreu na quinta-feira, 31. Um exame confirmou o vírus H1N1 como causa da morte na sexta-feira, 1º.
Publicidade
Já o homem possuía uma doença que afeta a imunidade, mas que não foi divulgada pela secretaria. Ele foi atendido em um primeiro momento na Restinga e depois transferido para uma unidade do Grupo Hospitalar Conceição, onde morreu.
As duas vítimas não estavam inseridas no boletim da Secretaria Estadual da Saúde divulgado na sexta-feira, 1º. Há outras duas pessoas com H1N1 internadas em Porto Alegre e Viamão. Nesta segunda-feira, 4, a Secretaria Estadual de Saúde vai divulgar mais detalhes dos casos em entrevista coletiva, às 10 horas.
VACINAÇÃO
Publicidade
A expectativa do Estado é receber as primeiras doses da vacina contra a gripe já no dia 15 de abril. Se a data for confirmada, segundo o secretário de Saúde, João Gabbardo dos Reis, é feita a distribuição e a campanha inicia no dia 25 de abril. A vacina já está sendo produzida pelo Instituto Butantan e vai proteger contra três tipos de vírus.
This website uses cookies.